Dia Nacional da Saúde: professora da Anhanguera Passo Fundo orienta sobre depressão na pandemia

Compartilhe

Em tempos de pandemia, os cuidados com a saúde mental são essenciais. O assunto foi tratado na programação da Rádio Planalto News nesta quarta-feira, que é o Dia Nacional da Saúde. 

Professora Marine Ascoli de Cezaro, coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera de Passo Fundo, foi a entrevistada. Ele apresentou dicas importantes sobre a saúde mental.  Segundo ela, um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS), divulgado antes da pandemia, revelou que a depressão é um problema crescente no país e já atinge 11,5 milhões dos brasileiros. Além disso, o levantamento mostrou que, no Brasil, mais de 18 milhões de pessoas sofrem de distúrbios relacionados à ansiedade.

As mudanças de hábito provocadas pelo surgimento da covid-19 têm impactado não só na saúde física da população, mas também na saúde mental. Por isso, podemos dizer que a pandemia tem colaborado para desencadear problemas emocionais, já que esse momento tem gerado um excesso de informações, despertado insegurança, incerteza e medo - pelo desconhecido e de ser contaminado e também pelo exigido isolamento social. 

Reconhecer os sintomas iniciais da depressão é essencial para conseguir ajudar quem passa pelo problema, segundo Marine. Entre os principais sinais de alerta estão: irritabilidade, desinteresse, falta de motivação e apatia, desespero, sentimento de vazio, pessimismo, sensação de culpa, de inutilidade e de fracasso, além de baixa autoestima. Falta de ânimo ou energia incapacitante também estão nessa lista.  A pessoa deve ficar atenta se não se sentir capaz de se arrumar, pentear o cabelo, tomar banho; ou executar pequenas atividades domésticas e de home office, por exemplo. Além disso, ter pensamentos obsessivos, falta ou excesso de sono e apetite, interpretação distorcida e negativa da realidade, dificuldade de concentração, raciocínio mais lento e esquecimento também indicam que algo pode estar errado.

 


ACOMPANHE A ENTREVISTA NO TRABALHO DO REPÓRTER LUIZ CARLOS CARVALHO (ÁUDIO)



Foto Ilustrativa: Foto: Artur Moês - Coordcom/UFRJ

Leia Também Todos com o Lucca: ainda é possível colaborar com essa campanha! Novo Alerta Vermelho: Emergência do HSVP atinge capacidade máxima Campanha Gaúcho Doador é lançada pelo Hospital São Vicente de Paulo UFFS realiza visita técnica ao cenário de prática do Hospital de Olhos Lions