Novo modelo das bandeiras do estado deve entrar em vigor na próxima semana

Compartilhe

Com o acordo que concede aos prefeitos maior autonomia para adotar protocolos próprios referentes à abertura do comércio dentro do modelo de distanciamento controlado, a expectativa é de que o planejamento de cogestão seja colocado em prática a partir da próxima semana. O governador Eduardo Leite disse, em live que ainda há ajustes pendentes a serem feitos pelo Gabinete de Crise da pandemia de coronavírus.

O acordo fechado pelo estado com prefeitos e a Federação das Associações dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) determina que cada comitê possa ser instalado mediante a aprovação de 2/3 dos gestores da região. Assim, cada município pode definir os próprios protocolos quanto à abertura do varejo e o próprio isolamento social. Caso desejem, porém, prefeitos dessas regiões poderão seguir adotando as recomendações do governo estadual.

Nesta semana, segue valendo o modelo com a rodagem de bandeiras na sexta-feira, concessão de período de recursos durante o fim de semana e aplicação da 14ª rodada do mapa de bandeiras na segunda-feira, com validade a partir de terça.

Mais uma região

Com a publicação de um decreto, nessa quinta, o mapa do Distanciamento Controlado passa a ter 21 regiões. Desmembrados da de Porto Alegre, os 19 municípios das regiões Carbonífera e Costa Doce terão como referência Guaíba, de todos o mais populoso.

No modelo de Distanciamento Controlado, o estado agrupou algumas das 30 divisões do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (Cosems) a partir do critério da existência de hospitais de referência para leitos de UTI.

A criação de 40 leitos em Guaíba, Camaquã, Charqueadas e São Jerônimo levou o governo a acatar o pedido de desmembramento das regiões Carbonífera e Costa Doce da de Porto Alegre.

Leia Também Presidente Trump ataca a China e afirma que os Estados Unidos vão livrar o mundo do coronavírus Representantes de escolas infantis e particulares fazem manifestação pela volta das aulas em Passo Fundo Homem de 35 morre em decorrência da Covid-19 em Passo Fundo; total de óbitos vai a 152 Governo do Estado publica decreto que libera, com restrições, eventos corporativos