IMED dá início ao semestre letivo 2020/2 nesta segunda-feira

Compartilhe

Atenta às orientações das autoridades de saúde, instituição aposta no modelo de aulas online ao vivo para atividades teóricas

Segunda-feira (10) marca o início das atividades letivas da IMED no semestre 2020/2, para os estudantes dos cursos de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu. No portfólio de cursos, há novidade no Campus Porto Alegre, que abre sua primeira turma da graduação em Enfermagem, fortalecendo a atuação da Escola de Saúde na cidade. Neste período, a instituição segue atenta às orientações das autoridades de saúde, por isso, as aulas terão início no formato online, abrangendo o conteúdo teórico.

Os encontros acontecerão por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e de ferramentas que permitem a interação em tempo real entre alunos e professores. O modelo é o mesmo adotado no semestre anterior, que possibilitou a retomada das aulas após a suspensão das atividades presenciais e se traduziu em uma experiência positiva para os acadêmicos, conforme os relatos colhidos pela instituição.

Os estudantes que estão matriculados em disciplinas que contemplam atividades teóricas e práticas conhecerão o plano de ensino para o semestre ainda no primeiro dia de aula. Para garantir a segurança dos alunos, a IMED segue as recomendações das autoridades de saúde, além de uma série de ações previstas em seu Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle do Novo Coronavírus (Covid-19).

Para este novo período, que também promete ser desafiador, a instituição conta com o apoio do corpo docente e quadro técnico-administrativo para manter o envolvimento e oferecer a melhor experiência aos acadêmicos, garantindo a todos não só conteúdo de qualidade conforme o planejado, mas também aprendizado que vai além da matriz curricular. O Diretor de Graduação da IMED, Luiz Ronaldo Freitas de Oliveira, destaca dois elementos que considera fundamentais tanto para a conclusão do primeiro semestre quanto para o início e continuidade deste segundo semestre de 2020.

“Só tivemos excelentes resultados no primeiro semestre porque nossos professores, alunos e funcionários estiveram extremamente engajados e comprometidos com esse processo de ensino e aprendizado. Os pilares acadêmicos que a IMED elegeu para o próximo período vão ao encontro desta formação comprometida, responsável e que, acima de tudo, desenvolve a capacidade de adaptação e a criatividade. Um bom início de semestre”, afirma.

Além das graduações, uma parte dos cursos de Mestrado reiniciam as aulas na segunda-feira, enquanto o restante retomará no dia 17. Diretora de Pós-graduação Stricto Sensu e Pesquisa, Caroline Calice da Silva acrescenta que a equipe está preparada para receber os alunos no ambiente online. “Ao longo das semanas de recesso acadêmico, os cursos de Mestrado trabalharam internamente para renovar conhecimentos e iniciar um novo semestre nesta segunda-feira. Foram diversas formações docentes, workshops e momentos de reflexão, para que agora, adaptados à realidade virtual de aulas síncronas, a gente possa proporcionar um semestre ainda mais qualificado aos nossos alunos. Desejo um excelente semestre, de muito sucesso e conhecimento, e que a gente possa estar juntos presencialmente em breve.” 

Aulas online

Assim como no semestre anterior, as aulas teóricas serão ministradas de forma síncrona, nos mesmos dias e horários que aconteceriam os encontros se fossem presenciais, porém, em salas virtuais pelo Zoom. Juntamente com conteúdos de apoio, as gravações dos conteúdos gerados nestas aulas ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), que utiliza a plataforma LMS Blackboard - uma das melhores plataformas de e-learning do mundo.

Atividades práticas

Para a segurança de todos os envolvidos, as atividades práticas que necessitam de acompanhamento presencial terão seguirão o protocolo de prevenção, a fim de evitar a contaminação pelo novo coronavírus. Entre as ações a serem adotadas estão a elaboração de informativos, orientações e sinalizações fixas, treinamentos, distanciamento e barreiras, distribuição de álcool em gel, higienização e desinfecção dos ambientes, aferição de temperatura, fornecimento de EPIs, higienização e desinfecção das mãos.

A confirmação das datas previstas no cronograma de cada disciplina, no entanto, fica condicionada às definições das autoridades de saúde, considerando o contexto da pandemia do Covid-19, bem como orientações do Ministério da Educação.

Leia Também Kroton contrata profissionais de medicina para o programa Mais Médicos Ideb: Colégio Tiradentes de Passo Fundo entre os primeiros do ensino médio do Estado Rede municipal de ensino obtém bons resultados no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica IMED oferece novo serviço de Orientação Profissional para estudantes e comunidade