UPF presta atendimento gratuito à pacientes recuperados da Covid-19

Compartilhe
Acadêmicos de Fisioterapia, acompanhados de professora, estão aptos a realizar atendimentos para auxiliar na reabilitação cardiorrespiratória de pacientes
 
Um dos muitos sintomas causados pela Covid-19 é a dificuldade na respiração ou a falta de ar. A doença afeta predominantemente e de forma aguda o sistema respiratório, entretanto, a longo prazo, as sequelas demonstram restrição da condição cardiopulmonar e física, gerando um impacto na qualidade de vida da pessoa que estava infectada pelo vírus.
 
De forma a contribuir com a recuperação de quem enfrentou os desafios impostos pelo Coronavírus, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece atendimento gratuito à pacientes pós Covid-19 para maior ganho de capacidade funcional. O serviço é realizado pelo Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia, ligado à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) da Instituição.
 
Como procurar o serviço
Quem deseja receber atendimento deve apresentar encaminhamento médico para a realização da atividade. Os pacientes serão atendidos pelos acadêmicos do 9º e 10º semestre do curso de Fisioterapia da UPF, sob a supervisão da professora Me. Carla Franco Rockenbach, que é a coordenadora do Laboratório.
 
No local, os estudantes estarão aptos a desenvolver atividades direcionadas para o aumento da aptidão cardiorrespiratória, melhora da força muscular de membros inferiores, treinamento muscular inspiratório, exercícios de flexibilidade muscular e educação sobre saúde.
 
Segundo Carla, a reabilitação do paciente pós-Covid-19 é importante pois, mesmo após a doença, ele ainda pode apresentar sintomas, como dispneia, pouca tolerância ao exercício e as atividades da vida diária. “Isso traz maior prejuízo para a capacidade funcional e a qualidade de vida deste indivíduo”, comenta.
 
Informações
O Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia atende nas terças e quintas-feiras, no período da manhã. O espaço está localizado junto à Feff, prédio A12, Campus I da UPF. Mais detalhes podem ser obtidos pelos telefones (54) 3316-8495 ou (54) 3316-8427.



Fotos: Divulgação

Leia Também Novo alerta vermelho: HSVP orienta sobre quando se deve buscar atendimento na Emergência Todos com o Lucca: ainda é possível colaborar com essa campanha! Novo Alerta Vermelho: Emergência do HSVP atinge capacidade máxima Campanha Gaúcho Doador é lançada pelo Hospital São Vicente de Paulo