Especialista em Economia Agrária avalia razões da elevação do preço do arroz

Compartilhe

Um dos alimentos mais comuns no prato do dia a dia dos brasileiros, o arroz tem tomado os holofotes nos últimos dias em relação ao grande aumento no seu preço. Em boa parte do Rio Grande do Sul a elevação chegou a 20% em relação a outros alimentos.

As principais causas da alta são o maior consumo impulsionado pelo pagamento do auxílio emergencial e o crescimento das exportações devido ao grande aumento do dólar.

Em entrevista à Rádio Planalto News, o Professor Julcemar Zilli, especialista em Economia Agrária, destacou alguns pontos que potencializam a elevação dos alimentos nos últimos tempos. "Neste período de pandemia em que as pessoas mudaram seus hábitos de consumo e passaram a fazer mais seus alimentos em casa, o arroz passa a ter uma importância ainda maior. Em decorrência do grande consumo a demanda se torna ainda maior. Outro fator que tem influenciado é a grande estimulação das exportações que o Brasil tem feito durante a pandemia, o país tem exportado um número significativo de arroz. Dessa formam em outros países o arroz brasileiro é mais barato e no Brasil esse preço acaba aumentando", destacou.

O professor finalizou destacando a entressafra na produção de arroz é mais uma causa na elevação nos valores. Os estoques mundiais baixaram significativamente. Dessa forma, os preços aumentaram muito no país todo. Acredita-se que a partir do momento que a nova safra de arroz entrar no mercado pelos meses de março e abril do ano que vem, os preços comecem a retrair. Mas, associado a isso, o governo federal adotou a isenção de impostos de importação de arroz.

Assim, podem chegar ao Brasil cerca de 400 mil toneladas de produto que vai ser importado de outros países. Todavia não será o suficiente para uma queda dos valores.



Foto Ilustrativa: Maurício Vieira/Hoje em Dia

Leia Também Caixa abre agência neste sábado em Passo Fundo Caixa paga auxílio emergencial para 3,9 milhões de nascidos em junho Sicredi inicia pré-cadastro dos associados para adesão ao Pix Caixa inicia pagamento do Abono Salarial para trabalhadores nascidos em setembro