Rede de Farmácias São João investe em inovação

Compartilhe
Contrato é assinado com Hub de Inovação IMED para apoiar soluções na área da saúde

Estimular invenções com o uso da tecnologia para melhorar a qualidade de vida das pessoas e resultados positivos para entidades, empresas e empreendedores da área da saúde, contribuindo para geração de empregos, jovens pesquisadores e desenvolvimento econômico. Com essa proposta, a Rede de Farmácias São João assinou um contrato com a Instituição de Ensino Superior IMED que possui um Hub de Inovação para o desenvolvimento de um Hub focado na inovação em saúde, espaço voltado principalmente para criação de serviços ou produtos transformadores.

As ações começam com a construção de uma célula de inovação dentro da Rede São João. “A nossa missão é oportunizar saúde e qualidade de vida as pessoas. Então com este contrato com o Hub de inovação IMED, queremos criar um cenário atrativo, em parceira com todos aqueles que participarem deste hub/cluster, sejam hospitais, consultorias, laboratórios. Um espaço para conectar pesquisadores, inovações, startups, e que estes conectem soluções inovadoras, processos e mecanismos para cuidarmos da saúde das pessoas”, explica André Menegazzo, gerente executivo de Planejamento Estratégico da Rede de Farmácias São João.

O presidente da IMED, professor Eduardo Capellari, destaca que Passo Fundo já é o terceiro maior polo de saúde de média e alta complexidade da região sul do Brasil. Tem instituições de ensino superior, hospitais de referência e profissionais de saúde que permitem o atendimento em todas as especialidades. “Pretendemos com o Hub de saúde, iniciado entre IMED e Farmácias São João, buscar novos parceiros que compreendam a importância estratégica do setor e a oportunidade que temos de transformar a região em polo de inovação na saúde, com atração de startups e investidores que possibilitem a criação de novas tecnologias, novos modelos de negócio, com geração de rendas e oportunidades para jovens empreendedores. A força da São João é fundamental para este objetivo”, ressalta.

A Rede de Farmácias São João e o Hub de inovação IMED, já estabeleceram outras parceiras para conectar a academia com oportunidades do mercado, como é o exemplo da startup de telemedicina Doutor Call, criada pelo aluno de Medicina Jefferson Cunha. “Nessa plataforma inserimos os atores do ecossistema para a realização da inovação aberta dentro das empresas conectando as startups do mercado que podem entrar nos programas de investimentos e conexão com o mercado”, enfatiza a professora Dra. Márcia Rodrigues Capellari, diretora-presidente do Hub de Inovação da IMED.

A Rede de Farmácias São João é a 4ª maior rede do varejo farmacêutico do Brasil e maior rede do sul (RS, SC e PR). A empresa conta com mais de 12 mil colaboradores e mais de 700 lojas. Pelo quinto ano consecutivo, a Rede de Farmácias São João recebe a honraria de farmácia mais lembrada no Rio Grande do Sul, o prêmio Top of Mind. A São João também é a empresa que mais emite notas fiscais eletrônicas de todos os segmentos varejistas no RS, cerca de seis milhões de notas todos os meses.


IMED Hub

O IMED Hub surgiu para fortalecer o ecossistema de inovação e empreendedorismo, utilizando a tecnologia e a pesquisa acadêmica como meio para oferecer soluções inovadoras que aumente eficiência e reduza custos para as empresas. Para conectar pessoas a oportunidades, o hub conta não só com espaços físicos, mas também disponibiliza um ambiente virtual, permitindo a conexão de startups, empresas, mentores e profissionais do mundo inteiro.

Além do desenvolvimento do hub de saúde, o hub de inovação também foi premiado recentemente com o cluster do AgroTech pela Fapergs (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul) e pelo Jornal do Comércio.

Leia Também Justiça derruba liminar e determina volta dos peritos às agências do INSS Segundo ano sem horário de verão divide opiniões dos brasileiros Sistema do TSE pretende permitir voto pela internet em futuras eleições Centro de Distribuição da Amazon no Rio Grande do Sul abre seleção para 700 vagas