Estado autoriza abertura de espaços esportivos

Compartilhe

O governo do Estado, através de decreto, autorizou nesta terça-feira a retomada das atividades de esporte amador em arenas e ginásios. Consultado pelo Município, o secretário estadual do Esporte e Lazer, Francisco Vargas, confirmou que os municípios podem adotar o Sistema de Cogestão para autorizar a prática esportiva nesses locais.

O secretário municipal de Esportes, Gilberto Bellaver, ressaltou que todos os protocolos devem ser seguidos com rigor. Conforme as determinações do Decreto Estadual 55.483/202, deve-se evitar todo o tipo de aglomeração entre os horários marcados, com intervalo de uma hora entre os jogos para higienização e adequação do espaço. Não é permitido o consumo, a comercialização e nem a utilização dos locais de entretenimento (bar, lanchonete, churrasqueira).

A portaria da Secretaria Estadual de Saúde também traz uma série de regras que devem ser seguidas, tais como higienização de piso, materiais e áreas comuns, disponibilização de kits de higiene, readequação da forma de atendimento dos usuários e espaços físicos respeitando o teto de operação definido no Sistema de Distanciamento Controlado, entre outras medidas. O documento cita ainda condutas proibidas como o compartilhamento de equipamentos e acessórios, acesso aos vestiários, uso de ar condicionado que não tenha sistema de renovação de ar, entre outros.

Foto Ilustrativa: SESC/AP

Leia Também Câmara dos Deputados aprova ampliação de validade da CNH Proposta do Grêmio por Cavani seria de R$ 22,3 milhões por ano Ministério da Saúde libera presença de 30% de torcedores nos estádios Trabalhadores dos Correios da região de Passo Fundo começam a voltar ao trabalho