Ocasião Especial

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

A vida é repleta de ocasiões especiais, o simples fato de vivermos é uma ocasião especial. Todos os dias recebemos 24 horas especiais, 1.440 minutos especiais e 86.400 segundos especiais. Não podemos esperar para sermos felizes, pois o momento certo é hoje, é agora, não deixa para amanhã, pois pode ser tarde demais.

Nos costumes e tradições de antigamente, havia a roupa domingueira, aquela que só poderia ser utilizada nos finais de semana e em ocasiões especiais. Muitas pessoas guardavam essas roupas por muitos anos, e algumas vezes eram denunciadas pelas fotografias. As roupas domingueiras, por vezes, eram o reflexo de que as pessoas precisavam esperar pelas ocasiões especiais.

Certa pessoa numa determinada oportunidade me disse: “Quero muito ir para um determinado lugar, mas quando chego ao destino, já não quero mais estar lá. Cheguei à conclusão que a minha felicidade está no caminho”. Quantas pessoas são felizes no caminho? Quantas pessoas passam suas vidas fazendo buscas e trilhando caminhos diversos em busca da felicidade?

O mês de setembro nos convida à reflexão sobre a vida, sobre nós mesmos. Nos ajuda a pensar sobre nossas escolhas, destinos e nossas ocasiões especiais. A beleza da vida está no encontro consigo mesmo, na simplicidade do contato íntimo e direto com o nosso “Eu”. O “Outro” sempre se apresenta com uma possibilidade de complementariedade. No entanto, para a plenitude do encontro entre o “Eu” e o “Outro”, esse “Eu”, precisa estar bem consigo mesmo.

Ocasiões especiais ocorrem todos os dias: O simples despertar, o bom dia da pessoa que amamos, o chimarrão, sentar à mesa e ter algo para se alimentar,  o abraço de um filho ou filha, o carinho de nosso animal de estimação, ter um trabalho, tudo isso é motivo para comemorarmos. Todas essas são situações e ocasiões especiais para sermos gratos e felizes. Existe receita para a felicidade? Na oração de São Francisco de Assis temos algo que indica um caminho interessante: “Senhor, dai-me força para mudar o que pode ser mudado... Resignação para aceitar o que não pode ser mudado... E sabedoria para distinguir uma coisa da outra”.

Não espere por uma ocasião especial. Viva situações e ocasiões especiais todos os dias. Não esqueça de agradecer e viver com intensidade. Mesmo em meio às frustrações, sempre olhe pelo lado positivo e jamais se deixe abater. A vida é repleta de altos e baixos, mas lembre-se: Quem faz o dia bonito é você. Por isso, mantenha o foco naquilo que te faz bem, cuide-se, ame-se e viva todos os dias como se fossem o último, pois quando o último dia chegar, terás vivido sua vida intensamente.

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também Amar é... Sempre é tempo de refletir e discutir politica A oração sincera RABISCOS SEMANAIS: Aprendiz Educar