Fim de semana com homenagens a São Miguel: 149 anos de fé em Passo Fundo

Compartilhe

Resgatando a história de 149 anos, a Capela São Miguel foi erguida na localidade de Pinheiro Torto, onde historicamente os negros escravos empreendiam os mais diversos afazeres nas glebas dos primeiros proprietários e moradores desta região. A respeito do histórico da Capela São Miguel, a professora Delma Rosendo Gehm diz que os pretos, Generoso e seu filho Isaías – o seu nome completo foi, provavelmente, Bento Isaías – escravos de Bernardo Castanho da Rocha, participaram da Guerra contra o Paraguai. Os dois marcharam como praças do 5º Corpo de Cavalaria da Guarda Nacional. Generoso, ferido, teve que sofrer a amputação de uma perna.

Neste ano de 2020, celebrando a 149ª Romaria em honra a São Miguel, inicia-se um caminho de preparação para a celebração do Jubileu dos 150 anos da Romaria, a mais antiga do Rio Grande do Sul, um século e meio de lutas e alegrias. Nesse ano atípico, devido à pandemia do COVID-19, a Romaria acontecerá de forma diferenciada, em que será priorizada a programação religiosa com o tríduo em preparação, dias 23, 24 e 25 de setembro, com transmissão ao vivo pela página do facebook da Paróquia São Vicente de Paulo, em Passo Fundo. Dia 27 de setembro, domingo, haverá a celebração transmitida, em que os romeiros poderão acompanhar.

No dia 29 de setembro, será iniciado um caminho mensal, nos dias 29. As celebrações darão início aos preparativos da celebração dos 150 anos da Romaria de São Miguel, um século e meio de histórias, encontros, buscas, orações, fé e luta pela justiça aos mais pobres. Esse é o verdadeiro sentido da Romaria de São Miguel. Durante esse período de preparação, os romeiros poderão visitar a Capela para rezar e realizar seu momento de espiritualidade, também pagando suas promessas.

Nesta sexta-feira, dia 25, o programa Planalto nos Bairros, das 14h às 16h, apresentará todas as orientações para as famílias. 

Leia Também Arcebispo dom Rodolfo divulga novas orientações pastorais sobre atividades da Arquidiocese com o Distanciamento Controlado Arcebispo dom Rodolfo apresenta orientações da Arquidiocese em função do distanciamento controlado Seminário da Campanha da Fraternidade Ecumênica começa de forma on-line na noite de segunda-feira Arquidiocese celebra o lançamento do Diretório sobre o Sacramento da Penitência