Círculo colorido ao redor do sol chama atenção de moradores de Passo Fundo e região

Compartilhe
Foto de ouvinte / Bairro Petrópolis   Foto de ouvinte / Bairro Petrópolis 

O fenômeno natural conhecido como "halo solar" pode ser visto em Passo Fundo na manhã desta quinta-feira (15). 

Em imagens enviadas pelos ouvintes da Planalto News FM 92.1, registradas em vários bairros de Passo Fundo, é possível ver o círculo colorido ao redor do sol. 

O fenômeno não é raro, porém, é incomum e difícil de acontecer.

Em cidades da região, como Soledade, Chapada e Boa Vista das Missões o fenômeno também pode ser visto.

Estael Sias, da Metsul Meteorologia, informou à Planalto News, que o halo solar é um fenômeno óptico na atmosfera e se forma na parte mais alta da chamada troposfera em altitudes, em geral, perto de dez quilômetros. Ocorrem na presença de nuvens do tipo Cirrostratus (CS) e Cirrus (Ci) com cristais de gelo. A forma e a orientação no céu dos cristais de gelo é que vão determinar o tipo de halo observado. 

A luz do sol acaba refletida e refratada ao atravessar pelos cristais de gelo e pode dividir-se em cores por causa da dispersão, semelhante ao arco-íris. Por isso, o halo é visto também ao redor da Lua às vezes.

Fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o Paraguai nas últimas horas e a perturbação da atmosfera acabou gerando nuvens do tipo Cirrus com cristais de gelo que estão avançando de Norte para Sul, como se vê na imagem de satélite.


Foto Ouvinte  

Foto: Ouvinte  

Foto: Ouvinte  

Envie seus registros para o WhatsApp da #News (54) 9.9968-7300. 












Leia Também Chega a 14 número de mortos na Turquia e Grécia após terremoto Paraguai abre fronteira com o Brasil em tempo integral Homem oferece R$ 100 milhões para fazer selfie com Bolsonaro França: ataque a faca deixa mortos e feridos na manhã desta quinta-feira