Vacinação contra a poliomielite é prorrogada até dia 27 em Passo Fundo

Compartilhe


Depois da prorrogação pelo Estado, Passo Fundo realiza mais uma ação municipal para prorrogar a campanha de vacinação contra a poliomielite até o dia 27 de novembro. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal que está em 73%, sendo a meta chegar a 95%.

A população-alvo para a vacina contra a poliomielite são as crianças de um a cinco anos incompletos (quatro anos, 11 meses e 29 dias), que deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP) desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.

A coordenadora de Vigilância em Saúde de Passo Fundo, Marisa Zanatta, destaca a importância da vacinação, mesmo de doenças já erradicadas. “A vacinação é a forma mais eficaz na prevenção das doenças imunopreveníveis, protege a pessoa que toma e também as que estão ao seu redor, diminuindo a chance de contágio inclusive para aqueles que não tomaram a vacina. Leve seu filho a uma unidade de saúde, pois vacinar é um ato de amor”, considera.

Locais
Cais Boqueirão
Cais Hípica
Cais São Cristóvão
Cais Vila Luíza
ESF Adolfo Groth
ESF Jaboticabal
ESF Adriana Lírio
ESF Mattos
ESF Nenê Graeff
ESF Planaltina
ESF Ricci
ESF Santa Marta/Donária
ESF São Cristóvão
ESF Zachia
ESF Jerônimo Coelho
UBS Ivo Ferreira
UBS Adirbal Corralo
UBS Vila Nova/Santa Maria
UBS Parque Farroupilha
Ambulatório de Especialidades
Ambulatório São José
Ambulatório São Luiz Gonzaga
Central de Vacinas
ESF Jardim América
ESF Valinhos

Horários de atendimento
UBS, ESF e Ambulatório: de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30.
Cais e Central de Vacinas: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Multivacinação
Essa campanha também foi prorrogada e tem o objetivo de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes com até quinze anos incompletos (14 anos 11 meses e 29 dias). A estratégia é vacinar de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação. Esta estratégia busca imunizar crianças e adolescentes ainda não vacinados ou com esquemas de vacinação incompletos. Adolescentes e crianças menores de 15 anos devem atualizar a caderneta de vacinação. Um dado importante é que a vacina ACWY, que previne meningite e outras infecções, passou a ser disponibilizada na rede pública e entrou neste ano para o calendário. Ela deve ser feita na faixa entre 11 e 12 anos.

Leia Também HSVP recebe indicação de emenda do Deputado Mateus Wesp Prefeitura de Passo Fundo amplia número de profissionais para atendimentos em saúde Doação da JBS garante primeiro tomógrafo para Hospital Municipal de Passo Fundo Obras no Hospital Municipal: primeiros setores devem ser entregues no primeiro semestre de 2021