Hemoterapia do HSVP realiza entrega de troféus aos vencedores do concurso Gaúcho Doador

Compartilhe

Neste Dia Nacional do Doador, 25 de novembro, o Serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP), de Passo Fundo, realizou cerimônia de entrega dos troféus do concurso de poesia que faz parte da campanha “Gaúcho Doador: doe sangue, mostre o teu valor!”, lançada no mês de setembro em parceria com a 7ª Região Tradicionalista, Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Academia Passo-Fundense de Letras e projeto de Extensão ComSaúde da Universidade de Passo Fundo (UPF). A Campanha visa aumentar o número de doadores de sangue, além de conscientizar sobre a causa.

Os troféus foram entregues aos vencedores das categorias de 08 a 12 anos, 13 a 17 anos e 18 a 60 anos, que declamaram suas poesias. Ainda, foi realizada a entrega do troféu Parceiro Amigo ao CTG de Taquaraçu, instituição que mobilizou o maior número de integrantes para a doação de sangue.

Estiveram presentes na cerimônia o Presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, o Diretor Técnico Médico Dr. Adroaldo Mallmann, a responsável técnica da Hemoterapia Dra. Cristiane Rodrigues de Araújo, a Coordenadora do projeto de extensão ComSaúde, Fabiana Beltrami, a Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Belegante Nervo, Diretora Cultural da 7ª Região Tradicionalista, Luiza Salete Picoli Monteiro, o Vice-presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Agostinho Both, a Coordenadora de Projetos da Academia Passo-Fundense de Letras, Dilse Piccin Cortese, o Tesoureiro da Academia Passo-Fundense de Letras, Luís Lopes de Souza, Diretora Artística do CTG de Taquaruçu, Rosmari Dalpupo Trombeta, além dos ganhadores do concurso e familiares.

Na ocasião, a responsável técnica da Hemoterapia, Cristiane Rodrigues de Araújo, evidenciou que a ideia inicial da Campanha era sensibilizar os futuros doadores de sangue da 7ª Região Tradicionalista por meio da educação e cultura regional, neste momento de pandemia. Além de desenvolver atividades de cidadania da comunidade de Passo Fundo e região através de ações educativas em ambiente virtual com disseminação de informações via redes sociais. “A todos os participantes, nossa gratidão por dedicarem uma parte de suas vidas a favor de um tema tão importante que é a doação de sangue. Aos trabalhos vencedores, parabéns pelas excelentes obras”, destacou. O Diretor Técnico Médico, Adroaldo Mallmann ressaltou a importância de doar sangue. “A doação de sangue é fundamental para todos nós, pois dependemos do sangue para viver e não sabemos do dia de amanhã. Obrigado a todos que participaram e continuaremos seguindo com essa luta, porque doar sangue é doar amor ao próximo”, pontuou.

A Coordenadora da 7ª Região Tradicionalista, Vanderléa Belegante Nervo, agradeceu e parabenizou as entidades participantes que se mobilizaram para fazer doações de sangue e salientou a importância da iniciativa do Hospital e das parcerias que tornaram viável a realização do projeto. “Antes de sermos tradicionalistas, nós somos parte da sociedade, nós somos cidadãos e estamos neste universo por uma causa maior: nos tornamos seres cada vez melhor em prol do nosso próximo. Gratidão a todos que se dedicaram direta ou indiretamente, acredito que é o papel fundamental dos tradicionalistas, ajudar a sociedade, ajudar o próximo e sermos voluntários, pois precisamos evoluir como seres humanos e devemos dedicar um pouquinho do nosso tempo a quem precisa”, afirmou.

O vice-presidente da Academia Passo-Fundense de Letras, Agostinho Both, agradeceu a todos os envolvidos. “Eu tenho um entendimento hoje de que como nunca, nós necessitamos desse abraçarmo-nos mutuamente e entendermos a nossa bondade de uma forma muito mais esclarecida, muito mais viva. Às vezes um tempo difícil faz provocar ações altamente qualificadas  para que realmente nós possamos redefinir e somos chamados a redefinir o futuro. Sou muito grato a todos os esforços feitos, desde as crianças, adultos, as instituições e as pessoas que deram tanto de si”, ressaltou.

Encerrando a cerimônia, o presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, parabenizou os participantes e relembrou a época de fundação do São Vicente, quando homens e mulheres cuidaram de enfermos durante a pandemia da Gripe Espanhola e construíram um Hospital através da doação pessoal de esforço, serviços e cuidados a quem precisava. “Quando eu vejo pessoas que cultivam uma tradição nos faz lembrar das nossas raízes, e fortalece essa saga, esse sentimento de um povo que se voltou para a lida, o sacrifício. A minha gratidão a todas as pessoas pelo empenho, que lutam e se doam por uma coisa tão importante que é a doação de sangue”, destacou.

Categoria 08 a 12 anos: 1º lugar

Poesia: QUANDO CRESCER

Autoria: Ana flor Spannenberg Vieira

Idade: 09 anos


Categoria 13 a 17 anos:

1º lugar

Poesia:  GAÚCHO DOADOR

Autor: Roque do Estreito de Paula

Idade: 15 anos

2º lugar

Poesia: PULSANDO NO CORAÇÃO

Autora: Barbara Vitória S. Vieira

Idade: 13 anos


Categoria 18 a 60 anos:

1º lugar:

Poesia: BRAÇO AMIGO

Autor: Lidio Paulo Hommecker

Idade: 57 anos

2º lugar:

Poesia: BOA NOVA

Autor:  Alexandre da Rosa Vieira

Idade: 42 anos

3º lugar:

Poesia: ESTENDE O BRAÇO E MOSTRE TEU VALOR

Autor: Jovem Poeta

Idade: 18 anos


Fotos: Cerimônia foi realizada no Dia Nacional do Doador de Sangue (Fotos: Assessoria de Imprensa HSVP/ Scheila Zang)













Leia Também HSVP recebe indicação de emenda do Deputado Mateus Wesp Prefeitura de Passo Fundo amplia número de profissionais para atendimentos em saúde Doação da JBS garante primeiro tomógrafo para Hospital Municipal de Passo Fundo Obras no Hospital Municipal: primeiros setores devem ser entregues no primeiro semestre de 2021