Sebastião Melo (MDB) teve a vitória diante de Manuela D’Ávila (PCdoB), neste domingo (29), e vai governar Porto Alegre de 2021 a 2024. O deputado estadual derrotou a ex-deputada federal.
Sebastião de Araújo Melo, de 58 anos, ocupou o cargo de vice-prefeito até 2016, sendo derrotado no pleito anterior. Goiano de Piracanjuba e radicado há mais de 40 anos em Porto Alegre, Melo leva ao Paço a experiência de três mandatos na Câmara Municipal – onde chegou a ser presidente, em 2007 –, e do conhecimento que adquiriu no cargo de vice durante a gestão José Fortunati (2013-2016). Entre 2018 e 2020, atuou como deputado estadual.
Ao longo da campanha, Melo acabou tendo que encarar situações atípicas, como a de enfrentar o candidato que o derrotou quatro anos atrás e ter como rival aquele o colega de gestão José Fortunati (PTB). Nos últimos dias do primeiro turno, porém, após uma denúncia de um candidato a vereador que apoiou Melo, a chapa de Fortunati teve o registro indeferido. O petebista, na semana seguinte, declarou apoio a Melo.
Fonte: Rádio Guaíba