Referencial Curricular Novo Ensino Médio no RS em consulta pública

Postado por: Nei Alberto Pies

Compartilhe

 

“A Secretaria Estadual da Educação (Seduc), por meio do Departamento Pedagógico, promove, entre os dias 30 de novembro e 14 de dezembro, a Consulta Pública do Referencial Curricular Gaúcho do Ensino Médio.

O documento, que foi redigido por docentes da Rede Estadual de Ensino, selecionados por meio de um edital, sendo 36 docentes com 18 titulares e 18 suplentes, agora passa por um processo de validação junto à sociedade do Rio Grande Sul para que a população possa ler e contribuir com sugestões de complementos e melhorias na base comum curricular integrada entre as redes municipais, estadual e privada.

Conforme a diretora do Departamento Pedagógico, Letícia Grigoletto, o processo de formação do Novo Ensino Médio é uma ação que contempla as inúmeras realidades socioeconômicas de todas as regiões do Estado e incentiva o protagonismo juvenil diante das demandas da contemporaneidade e do mercado de trabalho. “Este documento, balizador do modelo de aprendizagem das redes municipais, estadual e escolas privadas, visa agregar elementos de interdisciplinaridade e temáticas regionais como história, cultura e diversidade étnico-racial, de forma complementar à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) “, destaca.

Novo Ensino Médio

A proposta surgiu como garantia de oferta de educação qualificada a todos os jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização por parte das instituições sobre as novas demandas e complexidades dos dias atuais.

Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante, a valorização da capacidade criativa dos professores e a permanência escolar por meio de aprendizagem com qualidade.

Referencial Curricular Gaúcho

O documento, elaborado em regime de colaboração entre a Secretaria Estadual da Educação (SEDUC), a União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (UNDIME) e o Sindicato do Ensino Privado no Rio Grande do Sul (SINEPE/RS), será o norteador dos currículos das escolas gaúchas de Ensino Médio a partir de 2022”.

Para você contribuir com sugestões, propostas ou críticas ao documento, deve acessar: http://curriculo.educacao.rs.gov.br/BaseCurricular


Ensino Religioso também no Ensino Médio

No Rio Grande do Sul, o Ensino Religioso é parte integrante do currículo do Ensino Fundamental e Médio, atendendo ao disposto na Constituição Estadual de 1989, compondo, juntamente com as demais áreas do conhecimento, um todo orgânico e interdisciplinar, com foco na construção efetiva de aprendizagens significativas. Observando o que está posto na Resolução CEB/CNE nº 04/2010, na Resolução CEB/CNE nº 07/2010, no Parecer CEED/RS n°290/2000 e na Resolução CEED/RS 256/2000, entende- se o Ensino Religioso numa perspectiva interreligiosa, onde objeto de estudo é o Conhecimento Religioso que proporciona a compreensão de conceitos de imanência e transcendência, assegurando o respeito à diversidade cultural e religiosa do povo brasileiro, sem proselitismo, conhecendo as diferentes Matrizes Religiosas.

Leia e entenda mais: https://www.neipies.com/ensino-religioso-no-novo-ensino-medio/

O RS é um dos poucos estados brasileiros que mantém o Ensino Religioso também no Ensino Médio. O convite que te faço é para que leias o documento, traga críticas e sugestões para enriquecer as concepções e os horizontes da implantação do Novo Ensino Médio, a partir da Formação Geral e dos Itinerários Formativos.

Assista também: https://youtu.be/itbyJAmZRDE?list=PLDwf2YrZZoEeucIGZqaoL85hi78NKncC2

 

Autor: Nei Alberto Pies

 


 

 

Leia Também O leão e o pastor Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout? Pe. Ivo e Pe. Fernando, gratidão! A convicção e o testemunho da Ressurreição