Operação Graneleiro prende quadrilha especializada em furto de cargas de grãos

Compartilhe
Foto: PC   Foto: PC 

A Polícia Civil gaúcha prendeu na manhã desta quarta-feira (2), integrantes de uma organização criminosa especializada em furto e desvio de cargas de grãos, como arroz,  milho, soja e trigo. De acordo com  as autoridades, em cinco anos de atuação, a quadrilha pode ter causado um prejuízo superior a R$ 1 bilhão.

A Operação Graneleiro foi realizada de forma simultânea em nove municípios do Rio Grande do Sul e em três catarinenses, contou com o trabalho de 150 policiais e 40 viaturas.
No total foram executados 26 mandados de prisão preventiva, 28 mandados de busca e apreensão residencial, 30 mandados de apreensão de caminhões e carros utilizados pelo grupo criminoso.

Os criminosos eram investigados desde maio, em uma ação conjunta da Polícia Civil com a Brigada Militar, Polícia Rodoviária Federal e Comando Rodoviário da BM.

O grupo atuava de maneira empresarial, com posições definidas de chefia, indivíduos encarregados da contratação de fretes, recrutamento de motoristas, compra e manutenção de caminhões e ainda “laranjas”, que serviam para o registro de caminhões, imóveis, empresas fantasmas e demais investimentos da renda obtida com os crimes.

Os criminosos eram comandados por três homens, um deles morador de Ijuí e dois de Cruz Alta. Dois deles já haviam sido detidos em julho passado.

O outro chefe do grupo foi preso preventivamente hoje em Ijuí, após buscas em sua casa, sendo também apreendidos objetos e veículos relacionados à investigação.

* Rádio Guaíba

Leia Também Ônibus com funcionários da JBS se envolve em acidente no Centro de Passo Fundo Carreta carregada com mais de 30 mil kg de cerveja tomba em Passo Fundo Polícia descobre gráfica clandestina de cédulas e apreende R$ 70 mil em notas falsas em SC Incêndio no Bairro Integração pode ter sido criminoso