Cotrijal investe em estações meteorológicas

Compartilhe

Cotrijal avança em tecnologias para ajudar o produtor a ser mais assertivo na hora de definir ações da safra.


Conhecer detalhadamente os fatores que envolvem o processo de produção é essencial para ser mais assertivo. É esse pensamento que direciona a área de Produção Vegetal da cooperativa e que tem levado a importantes avanços em termos de tecnologia nos últimos anos.

A partir desta safra, os produtores podem contar com as informações geradas por 10 estações meteorológicas espalhadas pela área de ação da cooperativa. O projeto-piloto foi iniciado há um ano e agora os dados estão disponíveis através do Portal do Produtor.

Leonardo Kerber, responsável pelo projeto, explica que os equipamentos foram instalados em lavouras de produtores, para gerar informações o mais próximo possível da realidade local. “Elas funcionam de forma autônoma, com energia solar, gerando dados atualizados a cada 5 minutos, e além dos dados de temperatura e umidade relativa do ar e da velocidade do vento traz a temperatura do solo, a 10 e a 20 centímetros”, explica.

Outra vantagem é que a ferramenta emite alertas em caso de condições inadequadas para manejos na lavoura. O coordenador Técnico de Difusão da Cotrijal, Alexandre Doneda, ressalta que alguns produtores começaram a usar os dados já no ano passado, para testar a tecnologia, e constataram que facilitou a tomada de decisão. “Minimizar erros, gerar economia e melhorar a performance dos produtos é o propósito”, destaca.
 

LOCALIZAÇÃO ESTRATÉGICA

As estações meteorológicas estão localizadas em pontos estratégicos, de forma a cobrir toda a área de abrangência da cooperativa.

  • • Água Santa
    • Almirante Tamandaré do Sul
    • Esmeralda
    • Estação
    • Lagoa Vermelha
    • Muitos Capões
    • Não-Me-Toque
    • Nicolau Vergueiro
    • Passo Fundo
    • Saldanha Marinho


Entrevista

Confira a entrevista com o associado Zenir Nilo Doneda, que fala do andamento da semeadura da soja e da importância das informações das estações meteorológicas para qualificar a tomada de decisão.


INFORMAÇÕES ATRAVÉS DO PORTAL DO PRODUTOR

Profissionais técnicos da cooperativa e associados com cadastro no Portal do Produtor já recebem os alertas das estações meteorológicas. Isso acontece quando as condições de clima não estão favoráveis para algumas práticas, como por exemplo a aplicação de defensivos. 

Exemplos de alertas gerados:
- velocidade do vento – acima de 10km/h - alerta
- umidade relativa do ar – abaixo de 60% - alerta

Leia Também Presidente Nei Manica fala à Planalto News sobre o cancelamento da Expodireto Cotrijal 2021 Por precaução sanitária, Cotrijal decide cancelar edição 2021 da Expodireto Cancelada a Expoagro Afubra 2021 Planalto nos Bairros: Aapecan e Associação de Moradores da Vila Popular recebem doações da Feira do Produtor