Janeiro: ano novo, vida nova

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


 

Estamos nos primeiros dias de janeiro. O calendário virou e a vida se renovou. Janeiro é o primeiro mês do ano e carrega consigo a missão de renovar e fazer novas as coisas. Novas perspectivas, novos sonhos, criar novas realidades e trazer novas oportunidades.

Tenho muito respeito e admiração pela invenção do calendário. Numa rápida pesquisa verifiquei que o calendário foi criado pelos Sumérios, por volta do ano 2700 a.C. Aquele calendário contava com doze meses, mas apenas 354 dias. O calendário que utilizamos atualmente, porém, é o cristão. Ele foi criado em Roma, pelo monge Dionísio, no século VI. Esse calendário também é conhecido como calendário gregoriano, pois tornou-se oficial no papado de Gregório XIII. O calendário tem por finalidade dar a noção de temporalidade e organização à nossa vida e à sociedade. Ele abre e fecha ciclos. Ele renova e revigora. Por mais cansados que estejamos em 31 de dezembro, o início de um novo ano, traz no seu bojo a semente da renovação e um novo caminho a ser percorrido.

O ano de 2021 é especial para todos nós. Ele vem para nos devolver a esperança, para voltarmos a acreditar que venceremos os desafios impostos pelo 2020. A tão esperada vacina contra a Covid-19 está aprovada e será aplicada em breve em todo o nosso país. Já somos vencedores, pois conseguimos, em questão de meses: desenvolver, testar, aprovar. Nos próximos dias as vacinas serão aplicadas. Temos grande confiança de que seremos imunizados no momento oportuno.

O mês de janeiro carrega consigo muitas expectativas, sonhos e inquietudes. Nesse ano especialmente, pois temos grandes desafios de 2020 para superar. Precisamos encarar esse ano com fé, compromisso e determinação, janeiro apresenta-se como a primeira oportunidade de fazermos isso. Também não podemos perder de foco nossa saúde mental, pois ela será determinante para construirmos tudo aquilo que desejamos.

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também “A figura deste mundo passa” O agir político durante a pandemia Valorize o que você tem RABISCOS SEMANAIS: Ciclística do Viver!