Congresso confirma oficialmente vitória de Joe Biden nos Estados Unidos

Compartilhe

O Congresso americano confirmou na madrugada desta quinta-feira (7) a vitória do democrata Joe Biden nas eleições presidenciais dos Estados Unidos. O presidente eleito tomará posse em 20 de janeiro.

Após horas de interrupção da sessão devido à invasão ao Capitólio por extremistas apoiadores de Donald Trum, o vice-presidente Mike Pence ratificou a contagem dos votos no Colégio Eleitoral às 5h44 (horário de Brasília).

Confirmando os resultados estaduais divulgados em novembro, Biden oficialmente obteve os votos de 306 delegados contra 232 de Trump. O democrata, agora, toma posse como 46º  presidente do país em 20 de janeiro. 

Depois da formalização, Trump afirmou que "haverá uma transição ordenada em 20 de janeiro". "Embora isso represente o fim do maior primeiro mandato da história presidencial, é apenas o começo de nossa luta para tornar a América grande de novo", afirmou o presidente americano ao reconhecer a derrota para Biden.

Quatro pessoas durante a invasão, segundo a polícia.

Leia Também Julgamento da Kiss: ex-prefeito Cezar Schirmer afirma que faltou coerência a inquérito montado em Santa Maria Agricultora completa 100 anos nesta quarta-feira Luto no tradicionalismo: faleceu o trovador Canhoto de Guerra Comdica lança campanha para captação de recursos em Passo Fundo