Janeiro Branco: um convite ao cuidado com a saúde mental

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


 

O mês de janeiro traz para a tela de reflexão o cuidado com a saúde mental. A campanha, criada no Estado de Minas Gerais, ganhou corpo e há mais de cinco anos, nos ajuda a refletir sobre o tema da saúde mental no primeiro mês do ano. Obviamente todos os dias precisamos cuidar de nossa saúde mental, mas o mês de janeiro nos ajuda a recordar da importância desse cuidado. A campanha traz uma chamada muito impactante: “Por uma cultura da Saúde Mental! Todo Cuidado Conta!”

A campanha Janeiro Branco, assim como Outubro Rosa, Novembro Azul, busca conscientizar as pessoas sobre um tema importante e de impacto social. No primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. Portanto, apresenta-se como uma excelente oportunidade refletir sobre saúde mental.

Infelizmente muitas pessoas ainda se descuidam da saúde mental, tratam dos males do corpo com mais facilidade que das moléstias da mente. Não são raras as vezes que pacientes desmarcam consultas, previamente agendadas com seus psicólogos, por motivos fortuitos das mais diversas ordens. A psicologia inclusive utiliza tais motivos como material de trabalho no tratamento dos pacientes.

Nos últimos anos avançamos muito em termos de valorização da importância do cuidado com a saúde mental, no entanto, ainda há um caminho a ser percorrido. Cada vez mais as pessoas percebem os benefícios do tratamento em saúde mental, buscando com mais frequência e dando a devida importância para esse processo, distante dos preconceitos de outrora. Que tal começar a cuidar hoje mesmo de sua saúde mental? Não esqueça: “Todo Cuidado Conta”. 

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também “Vinde ver” Desafios para 2021 A cobra e o vaga-lume RABISCOS SEMANAIS: Verão de Sonhos!