RABISCOS SEMANAIS: Verão de Sonhos!

Postado por: Leandro de Mello

Compartilhe


 

Verão! Estação climática caracterizada por dias com maior luminosidade e altas temperaturas, se comparada as outras estações, outono, inverno e primavera. No hemisfério sul, o solstício de verão tem início em dezembro e conclui-se no equinócio de outono, em março. Situação inversa acontece no hemisfério norte, pois, seu solstício inicia-se em junho e se conclui no equinócio de outono, em setembro. Verão traz à memória férias, não é?

A linha equatorial, de latitude zeroº, sugere que o hemisfério sul compreende a metade planetária localizada a partir dela até o Polo Sul. O chamado hemisfério meridional ou austral é 70% coberto de água, acolhendo 30% das terras emersas e apenas 10% da população mundial. O hemisfério sul, ademais, compreende 33,78% da América, grande parte da Indonésia e países vizinhos, parte da África, além da quase totalidade da Oceania e Antártida. E, por incrível que pareça, o idioma mais falado nesta metade da esfera planetária refere-se a Língua Portuguesa. Mas, e férias é tempo oportuno para adquirir conhecimentos e conhecer outras pessoas? Por que não? 2021 traz esperanças e desafios à nós todos(as).

Vale recordar que não há limites para sonhar a vida e projetar ações criativas para dias vindouros. O lazer, o descanso e outras tantas atividades possíveis neste período anual nutrem-nos a novos horizontes e perspectivas, contrabalançando, gratas e árduas, experiências guardadas na memória e no coração de dias atrás, 2020. “Marcas do que se foi. Sonhos que vamos ter. Como todo dia nasce, novo em cada amanhecer” diz a canção. Os planetas Júpiter e Saturno, por exemplo, brindaram-nos com rara aproximação, vista inclusive a olho nu no hemisfério sul, especialmente. Férias de olhares atentos, além horizonte no solstício de verão, sob a companhia da “Estrela de Belém”; fora, outrossim, grande alegria (Mt 2, 10).

E quanto ao hemisfério norte? A outra metade planetária, boreal ou setentrional, está localizada entre a linha do Equador e o Polo Norte. Compõe-se por diversos continentes: América do Norte e Central, parte da América do Sul e da África, Europa e Ásia. Banhado em totalidade pelo oceano Glacial Ártico e porção norte dos oceanos Atlântico, Índico e Pacífico. O hemisfério norte, portanto, abriga 69,72% das terras emersas e 90% da população mundial.

Sugere-se, em tempo oportuno, realizar intercâmbio de estudos para ampliar horizontes, compartilhar saberes culturais, intelectuais, etc. Talvez, seja interessante propor políticas públicas voltadas para tais fins, sabe? Tens conhecimento, amigo(a) leitor(a), de políticas públicas referentes a estas questões? Sabes o que é uma política pública? O lazer, como a educação, o trabalho, a saúde, a proteção à maternidade e à infância são direitos sociais constitucionais brasileiros e não só. Quais acessos disponíveis à população, especialmente aos adolescentes e jovens?

Sabe-se que a população mundial, em termos demográficos, constitui-se pelo total de pessoas vivendo, atualmente, em ambos os hemisférios, Sul e Norte, isto é, o Planeta Terra, a Casa Comum. Dados científicos registram que a população global, em junho de 2020, tenha alcançado 7,8 bilhões. Estima-se, segundo as Nações Unidas, que até 2100 a população mundial alcance o índice de 11,2 bilhões. A agência de desenvolvimento internacional da ONU, responsável pelas questões populacionais, chamada UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), registrou em 2020 a existência de 1,8 bilhão de adolescentes e jovens, entre 10 e 24 anos, habitando os hemisférios Sul e Norte. Portanto, adolescentes e jovens, representam ¼ da população global.

Considerando América Latina e Caribe, serão mais de 165 milhões de adolescentes e jovens, aos quais é direito e dever “viver e não ter a vergonha de ser feliz”, entende? É muito provável que você, amigo(a), seja um(a) destes adolescentes e ou jovens. E, então, como estão as férias, o verão, o lazer? Tens trabalho? Estas frequentando espaços escolares/universitários de qualidade? Quais teus sonhos e projetos, 2021? Neste tempo contemporâneo, estimados(as), “dou graças a Deus todas as vezes que lembro de vocês. E sempre peço por vocês em minhas orações, é com alegria que peço, por causa da participação de vocês no evangelho, desde o primeiro dia até agora. De fato, Deus é testemunha de quanto amo a todos vocês com a ternura de Cristo Jesus. E é isto que peço: que o amor de vocês cresça mais e mais, em conhecimento e em todo tipo de discernimento, para que vocês saibam escolher o que é mais importante” (Fl 1, 3-5.8-10). Coragem, pois, o planeta segue em rotação e, nós, somos habitantes nesta viagem!

 

Padre Leandro de Mello - @padreleojuventude. Passo Fundo, 12 01 2021.

 

Leia Também “Vinde ver” Desafios para 2021 A cobra e o vaga-lume Janeiro Branco: um convite ao cuidado com a saúde mental