Covid-19: ministério confirma reinfecção com nova variante no Amazonas

Compartilhe
© Itamar Crispim/Fiocruz   © Itamar Crispim/Fiocruz 

O Ministério da Saúde confirmou nessa sexta-feira (15) um caso de reinfecção com uma nova variante no Amazonas. O episódio foi identificado pela Fundação Oswaldo Cruz no Amazonas e comunicado pelo governo do estado ao Ministério da Saúde.

A paciente é uma mulher de 29 anos, infectada inicialmente em março do ano passado. O segundo diagnóstico ocorreu no fim de dezembro. O resultado do exame revelou uma mutação do vírus, descoberta pelo Ministério da Saúde do Japão, mas que teria origem no Amazonas.

Até o momento, o Brasil já registrou dois casos de reinfecção com variante do novo coronavírus. Além da paciente do Amazonas, uma outra apresentou em seus exames uma mutação do vírus notificada também na África do Sul.

Com as mesmas linhagens já foram confirmados até o momento três casos no Brasil, sendo um em São Paulo, um no Rio Grande do Norte e um no Rio Grande do Sul.

Em função desta variante, o Reino Unido proibiu os voos vindos do Brasil.

Leia Também Mais quatro óbitos registrados em Passo Fundo em decorrência da Covid-19; total de mortes chega a 300 Novo lote de vacinas CoronaVac será distribuído aos municípios nesta quinta-feira CoronaVac é 83,5% eficaz contra covid-19, diz universidade turca RS receberá quase 175 mil doses de vacina contra a Covid-19 nesta quarta-feira