Saúde Mental em Foco

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


Na semana passada refletimos sobre o Janeiro Branco, que nos ajuda a pensarmos e nos darmos conta da importância da Saúde Mental em nossas vidas. Durante a pandemia o tema da Saúde Mental sempre esteve muito em evidência, no entanto, precisamos estar sempre atentos para essa realidade.
Nesse final de semana foram aplicadas mais uma série de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Entre as provas, estava contemplada a redação. O que chamou a atenção foi o tema proposto relacionado à Saúde Mental: “o estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Sob diversos prismas e pontos de vistas, os participantes tiveram que discorrer sobre a temática. Enquanto profissional da área de Saúde Mental, penso que precisamos incentivar essa discussão em sociedade e chamarmos atenção
para a importância dessa temática em nossas vidas.
De fato, diversos estigmas estão associados à Saúde Mental em nossa  sociedade. A forma como encaramos a temática, inclusive, vem carregada de uma série de preconceitos e visões distorcidas. Mas estamos avançando para uma perspectiva mais sistêmica e comprometida com a valorização do ser humano em sua integralidade.
A sociedade como um todo tem voltado seu olhar para a temática da Saúde Mental. Não são poucos os espaços de discussão e debate sobre o tema.
Diversas áreas se uniram e passaram a defendê-la veementemente. Não podemos deixar essa discussão para segundo plano, não podemos deixar a Saúde Mental em stand-by, não podemos esquecer que a mente ocupa um espaço fundamental em nossas vidas, e sua saúde requer atenção e cuidados especiais. E como vai sua Saúde Mental?

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema
para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos
utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

Leia Também Dialogar é um aprendizado A Igreja e o compromisso com a caridade Solidariedade Rabiscos Semanais: Peregrinar a Esperança!