Passo Fundo recebe mais 3.200 doses de vacina contra a Covid-19

Compartilhe
Foto: Diogo Zanatta   Foto: Diogo Zanatta 

Primeiras unidades da AstraZeneca serão destinadas a profissionais de saúde

Na tarde desta segunda-feira (25), Passo Fundo recebeu 3.200 doses da vacina AstraZeneca. Seguindo as orientações do Estado, a remessa será destinada à imunização dos profissionais da saúde contra a Covid-19.

A secretária de Saúde, Cristine Pilati, identifica que, com mais unidades, será possível avançar na imunização de trabalhadores que cuidam de pacientes imunodeprimidos. “Todos os profissionais da saúde serão vacinados na primeira etapa. O ordenamento ocorre de acordo com a quantidade de doses disponíveis”, avalia.


Grupos prioritários

Na semana passada, foram disponibilizadas a Passo Fundo 5.035 unidades da Coronavac. Receberam a primeira das duas doses necessárias para a imunização profissionais de saúde que atuam diretamente no enfrentamento da Covid-19 nos hospitais São Vicente de Paulo, de Clínicas e Prontoclínica e na emergência do Hospital Municipal. Ainda, os trabalhadores dos Cais Petrópolis e Boqueirão, as equipes de vacinação das unidades de saúde da rede municipal e as equipes de salvamento dos Bombeiros, Samu, Unimed e Argos. Também foram vacinados os idosos e funcionários das Instituições de Longa Permanência (ILPIs).

Hoje foi a vez dos profissionais da rede municipal que atuam na coleta de exames de Covid-19. Nos próximos dias, de acordo com o cronograma de aplicação das doses da primeira remessa da Coronavac, serão vacinados os indígenas aldeados.

Os profissionais de saúde foram prioridades no primeiro lote da Coronavac e também receberão as primeiras doses da AstroZeneca para que o atendimento nos hospitais não seja prejudicado. Já a definição dos demais grupos prioritários da primeira etapa levou em consideração as maiores chances do desenvolvimento de casos graves em decorrência da Covid-19, ocupação de vagas nas UTIs por longos períodos e óbito.


Mais doses a caminho

Até o momento, contabilizando as vacinas CoronaVac e AstraZeneca, o município já assegurou 8.235 doses. Amanhã, deverá receber mais unidades da Coronavac, uma vez que o Estado anunciou o encaminhamento de 53,4 mil doses às coordenadorias regionais, que fazem a distribuição às cidades.


População deve aguardar orientações
Como, neste momento, a vacinação é feita a alguns grupos da primeira etapa, a população não deve ir até as salas de vacinação. Conforme a disponibilidade de doses, os outros grupos contemplados na primeira etapa de vacinação serão chamados. Esse é o caso de demais profissionais da saúde, idosos com mais de 75 anos e pessoas com 60 anos ou mais acamadas em domicílio.



Leia Também Passo Fundo receberá mais 3.340 doses das vacinas contra a Covid-19 Cuidados redobrados no Oeste de SC: Chapecó registra mais de 4.400 casos ativos de coronavírus Prefeito de Frederico Westphalen abre sindicância para apurar desvio de protocolo de vacinação contra a Covid-19 Covid-19: taxa de ocupação de leitos é de 89,5% em Passo Fundo