SAMU: protegendo vidas e sempre em alerta aos chamados da comunidade!

Compartilhe

Na hora da dor e da preocupação com as emergências médicas, a população precisa se socorrer com os profissionais que estão sempre prontos para o atendimento das ocorrências, durante às 24 horas do dia. É neste momento que chega a linha de frente com a equipe do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com importantes prestados também à comunidade de Passo Fundo.

Os chamados são feitos pelo telefone 192. O SAMU foi criado no país no ano de 2003, dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências, com a função de proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento pelo SUS.

No Rio Grande do Sul, o SAMU é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. A equipe presta atendimento já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo a possibilidade de sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do paciente. 

Muitas são as histórias, em defesa da população. Ao mesmo tempo, é preciso conviver com os trotes, que acabam atrapalhando no cotidiano.

Sobre o cotidiano do SAMU, o socorrista e condutor Marcelo Fabra foi entrevistado pelo comunicador Lucas Brasil, na Rádio Planalto News (92.1). 



VALE A PENA OUVIR DE NOVO (áudio)

Leia Também Adolescente está desaparecida em Passo Fundo Caminhoneiro fica ferido em acidente na BR 285 em Passo Fundo Homem furta malote de caminhão, tenta fugir, mas acaba capturado em Passo Fundo Homem com mandado de prisão é detido pela BM na Vila dos Papeleiros