Na hora da dor e da preocupação com as emergências médicas, a população precisa se socorrer com os profissionais que estão sempre prontos para o atendimento das ocorrências, durante às 24 horas do dia. É neste momento que chega a linha de frente com a equipe do SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, com importantes prestados também à comunidade de Passo Fundo.
Os chamados são feitos pelo telefone 192. O SAMU foi criado no país no ano de 2003, dentro da Política Nacional de Atenção às Urgências, com a função de proteger a vida das pessoas e garantir a qualidade no atendimento pelo SUS.
No Rio Grande do Sul, o SAMU é um serviço de saúde desenvolvido pela Secretaria de Estado da Saúde o Rio Grande do Sul em parceria com o Ministério da Saúde e as Secretarias Municipais de Saúde. A equipe presta atendimento já no local, ainda fora do ambiente hospitalar, salvando vidas e diminuindo a possibilidade de sequelas. O programa oferece o direcionamento para o serviço de estabilização mais próximo e adequado para a situação do paciente.
Muitas são as histórias, em defesa da população. Ao mesmo tempo, é preciso conviver com os trotes, que acabam atrapalhando no cotidiano.
Sobre o cotidiano do SAMU, o socorrista e condutor Marcelo Fabra foi entrevistado pelo comunicador Lucas Brasil, na Rádio Planalto News (92.1).
VALE A PENA OUVIR DE NOVO (áudio)