Reunido com governador, Pedro Almeida solicita mais doses de vacina contra a Covid-19 para Passo Fundo

Compartilhe
Foto: Leonardo Rosa   Foto: Leonardo Rosa 

O prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida, esteve reunido com o governador do Estado, Eduardo Leite, para tratar de uma série de reivindicações abrangendo as áreas de Saúde e Desenvolvimento Econômico durante esta terça-feira (09), no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Esta foi a primeira agenda oficial do prefeito com o governador. Também participaram da atividade o deputado Estadual, Mateus Wesp; o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira; a secretária Municipal de Saúde, Cristine Pilati; e o Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas.

“Entregamos ao Governo algumas demandas importantes para fomentar a economia local e também acelerar a vacinação dos passo-fundenses. Estamos trabalhando com muito empenho na retomada do desenvolvimento e precisamos contar com o Estado”, avaliou Pedro.

Na Saúde, o prefeito apresentou dados referentes à cobertura vacinal e estratégias de enfrentamento da pandemia, reforçando a necessidade de o Governo do Estado enviar novas remessas de doses ao município. “Formalizamos ao governador nosso objetivo de receber novas remessas de doses para dar sequência à vacinação nos grupos prioritários. Nosso pedido tem base no fato de Passo Fundo ser polo regional e contar com muitos cursos nas áreas da Saúde”, relatou Pedro.

Ainda, o prefeito solicitou a inclusão de Passo Fundo e do Hospital Municipal Beneficente Dr. César Santos em um plano regional de investimentos públicos, garantindo a ampliação dos atendimentos através do credenciamento de novos serviços. “Esta é uma urgência que já foi apresentada à secretária Estadual de Saúde e que nós formalizamos ao governador. O Hospital Municipal está passando por reformas e revitalizações que vão dar as condições estruturais para que ofereça novos atendimentos. Para isso, precisamos de recursos para urgência e emergência”, defendeu ele.

Neste sentido, a secretária Municipal de Saúde explicou que a intenção é permitir que novos serviços sejam inseridos no Hospital Municipal a partir do repasse de recursos estaduais e federais, vinculados a programas importantes para assegurar os investimentos.

Ao receber as solicitações do prefeito, Leite destacou a posição de Passo Fundo como polo regional. “Passo Fundo é uma cidade estratégica, referência regional, com uma economia importante. Temos toda a motivação para auxiliar no que estiver ao nosso alcance”, afirmou o governador.

Ele enfatizou ainda o trabalho que vem sendo desenvolvido para retomar a capacidade de investimento do Estado e fomentar ações em áreas como de infraestrutura, segurança e saúde. Observou que o governo avaliará com atenção o projeto de ampliação dos serviços do Hospital Municipal, salientando a importância de se reforçar os atendimentos na área de Saúde da região a partir de Passo Fundo. 

Protocolos para eventos
Sobre o desenvolvimento econômico, o prefeito entregou ao Governo uma carta contendo a manifestação de lideranças do setor de eventos artísticos e culturais, requerendo uma atenção com os protocolos sanitários que tornem possíveis a retomada gradual de algumas atividades. “O impacto da pandemia nestes setores ainda é bastante expressivo, com muitos trabalhadores perdendo seus postos de trabalho em razão do cancelamento de eventos”, justificou Pedro.

No documento, os prestadores de serviços destacam que eventos corporativos e sociais podem ser ajustados às regras determinadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), garantindo não apenas a manutenção de empregos, mas também a geração de novos postos de trabalho. “Entendemos a necessidade de implantação de protocolos realmente seguros e que preservem a vida, e afirmamos que a segurança na realização de um evento é a preocupação maior desses fornecedores e empresários, que veem sua subsistência e a de seus colaboradores altamente prejudicadas por essa incerteza que toma conta do referido setor”, apontam eles.

FOTO: Leonardo Rosa/Divulgação

Leia Também Passo Fundo Shopping acolhe Exposição Histórica de outros Carnavais Histórias de Outros Carnavais: exposição conta a história das tradicionais festas no Passo Fundo Shopping Secretária de Cultura, Miriê Tedesco, apresenta linha de ação na preparação de eventos para os próximos meses Público poderá voltar às salas de cinema a partir desta quinta-feira