Período de instabilidade prossegue na segunda e terça-feira no Rio Grande do Sul

Compartilhe
Foto Ilustrativa: Monica Alves   Foto Ilustrativa: Monica Alves 
O sol aparece na maior parte do Rio Grande do Sul no decorrer desta segunda-feira, 15, mas com nuvens e períodos de maior nebulosidade em que o céu fica nublado a encoberto na maioria das regiões. Ar quente e úmido segue atuando no Estado e, assim, proporciona instabilidade atmosférica.

Com isso, o território gaúcho terá mais um dia de chuva na maioria das regiões. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade é maior da tarde para a noite. A chuva é irregular e mal distribuída, porém pontos isolados terão pancadas fortes com ocasionais temporais de vento e granizo. Será outro dia abafado.

Passo Fundo teve temperatura mínima de 16ºC no início dia. A máxima será de 24ºC.

Múltiplos tornados foram registrados na região da Lagoa dos Patos no domingo. Os tornados sobre a água (trombas d’água) foram observados em municípios como Tavares e Mostardas. Os fenômenos não causaram danos ou vítimas. Em uma situação bastante rara de se observar e mais comum de se ver nos Estados Unidos e em ondas de trombas d’água no Mar Mediterrâneo, chegaram a ser observados dois tornados simultâneos, um ao lado do outro, no interior do município de Mostardas.

Na mesma localidade, foram vistas múltiplas nuvens funis ao mesmo tempo, mas não é possível dizer que foram as responsáveis por gerar os tornados duplos observado. Desde a semana passada, o Rio Grande do Sul vem registrando uma frequência muito alta de tornados, nuvens funis e trombas d’água.

Não são fenômenos incomuns no verão, entretanto a frequência com que vem se observado nos últimos dias é rara de se ver. Na última semana, tornados e trombas foram avistados no interior de Camaquã e na Lagoa dos Patos em São José do Norte. Isso está diretamente associado ao padrão atmosférico que vem se observando na região com ar tropical quente, úmido e instável com áreas de baixa pressão.

Leia Também Prova de vida, pensão por morte e encaminhamento de benefícios: especialista Caroline Pereira orienta na Planalto News ECB Group assina contrato com empresa holandesa para compra de matéria-prima sustentável de Pongâmia Rádio Planalto se torna a primeira emissora do estado a contar com energia elétrica de forma renovável através da geração hidrelétrica CNJ decide aposentar desembargadora por ter beneficiado filho preso em MS