A Importância da Autorreflexão

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe


Ao longo da nossa vida tomamos inúmeras decisões. Fazemos isso todos os dias, das mais simples às mais complexas. Muitas vezes sem nos darmos conta entramos em espirais, e apesar de evoluirmos, passamos sempre muito próximos dos mesmos pontos. A autorreflexão ajuda sobremaneira a evoluirmos enquanto seres humanos, numa perspectiva global e sistêmica.

O número de atividades que fazemos diariamente, por vezes nos impede de pensarmos sobre elas. A tendência de entrarmos em um emaranhado de ações todos os dias é muito grande. Lanço algumas perguntas para pensarmos: Você tem feito coisas sem pensar no que está fazendo? Você se pergunta sobre a real importância daquilo que está fazendo? As respostas para essas questões nos ajudam muito no processo de autorreflexão.

Todos os dias temos diversas atividades para darmos conta. Em grande medida não passam de um amontoado de ações que, voluntária ou involuntariamente assumimos, algumas inclusive sem propósito ou objetivo claro. A autorreflexão ocorre de forma diametralmente oposta ao “ativismo”. Ela exige que eu pense sobre aquilo que estou fazendo, ou que eu preciso fazer. A autorreflexão é o caminho mais assertivo para fugir/abandonar as espirais. Porém, muitos não conseguem fazer isso, pois se perdem no emaranhado de ações que precisam dar conta. Gerando sempre um eterno e frustrante recomeço (loop infinito).

A autorreflexão exige parada. Exige olhar introspectivo, retrospectivo e prospectivo. Ela ajuda sobremaneira na tomada de decisões mais assertivas e com propósito. Nem sempre tomaremos as melhores decisões, mas refletindo sobre nossas possibilidades de escolhas, teremos melhores condições de realizarmos processos mais conscientes e assertivos, minimizando os erros e maximizando os acertos.

 

 

 

 

 

 

Leia Também Você já ouviu falar da Síndrome de Burnout? Pe. Ivo e Pe. Fernando, gratidão! A convicção e o testemunho da Ressurreição Deus sobre uma árvore