Arquidiocese celebra o lançamento do Diretório sobre o Sacramento da Penitência

Compartilhe
Em toda a Arquidiocese, foram realizados momentos de explicação e apresentação do novo Diretório sobre o Sacramento da Penitência, que agora está oficialmente em vigor. Assim que possível serão realizados momentos de formação e estudo sobre os temas abordados no documento, a fim de melhor colocarmos em prática as Orientações da Igreja. 

O pároco da Paróquia Santo Antônio, padre Ladir Casagrande, explica que o Diretório sobre o Sacramento da Penitência ajuda na busca por orientações. Contribui para que o Sacramento da Penitência seja de fato valorizado, compreendido e vivenciado pela comunidade. “É um sacramento muito importante na nossa Igreja que o próprio Cristo instituiu e que nos ajuda a termos mais paz, justiça, amor. Que ele seja de fato um instrumento para que as pessoas sejam melhores e que realmente vivenciam os ensinamentos de Jesus Cristo”, diz padre Ladir.

Além de trazer um breve esquema para exame de consciência e, também, possíveis orações do Ato de Contrição, o documento aborda oito tópicos centrais: A Vida Nova: uma eterna aliança com Jesus Cristo; O pecado: a quebra da aliança com Jesus Cristo; O perdão: o restabelecimento da aliança com Jesus e a sua Igreja; A reconciliação e a espiritualidade; A reconciliação e a missão; Os ministros do sacramento da reconciliação; A reconciliação e a liturgia e, por fim, Os Ritos do sacramento da Reconciliação. A proposta é elucidar e orientar as comunidades em relação ao Sacramento da Penitência.

 

Créditos: Amanda Nascimento
Assessoria de Comunicação da Arquidiocese de Passo Fundo
imprensa@arquidiocesedepassofundo.com.br



Leia Também Papa tem encontro histórico com o principal líder xiita do Iraque Papa Francisco chega ao Iraque Arquidiocese anuncia novos padres responsáveis pela paróquia São João Batista de Colorado Faleceu Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo emérito de Manaus