Arcebispo dom Rodolfo apresenta orientações da Arquidiocese em função do distanciamento controlado

Compartilhe
Às Paróquias da cidade de Passo Fundo 

 ORIENTAÇÕES PASTORAIS:
 Em tempo de COVID -19 Saudações fraternas Recordamos que a Arquidiocese de Passo Fundo é solidária com todas as medidas preventivas ordenadas pelas autoridades para controlar a disseminação do coronavírus. Diante do avanço do coronavírus o governador publicou o Decreto nº 55.764, de 20/02/2021 que regulamenta principalmente atividades das 22h até as 5h, válido até 02/03/2021.
O Decreto não faz referência aos “serviços religiosos” como é classificada a atividade de Igreja. Portanto, o que vale é o PROTOCOLO DO MODELO DE DISTANCIAMENTO CONTROLADO RS. Na página 114 do Protocolo fala dos serviços religiosos quando estiver em Bandeira Preta. Transcrevo o protocolo: “
Serviços 105*
 Outros Serviços Missas e serviços religiosos - Teto de operação - 25% trabalhadores - Teletrabalho / Presencial restrito exclusivo para captação audiovisual - Sem atendimento ao público – uso os EPIs (máscara, álcool, etc) Serviços 105* - Outros Serviços Festas, festejos e procissões religiosas ou similares, em ambiente púbico ou privado, aberto ou fechado.
Vedada qualquer atividade que não esteja de acordo com o Modo de Operação deste subtipo. Permitido apenas manifestações individuais ou em grupos de no máx. 10 pessoas, com uso obrigatório de máscara e distanciamento interpessoal de no mín. 1 metro.
Carreatas permitidas, com permanência das pessoas exclusivamente no interior dos veículos. Vedada qualquer aglomeração, sujeita à fiscalização e à dispersão pelas autoridades”. ORIENTAÇÕES enquanto perdurar a Bandeira Preta: (Espero estar interpretando corretamente o Protocolo)
1. As missas, os sacramentos e outras atividades não podem ser realizadas; exceto os serviços de exéquias. Pode ter equipe para transmissão virtual.
2. Como a catequese está vinculada ao funcionamento das escolas, também não podem ser feitos encontros presenciais;
3. As igrejas podem ficar abertas para visitas individuais;
4. As secretarias paroquias podem funcionar com 25% dos trabalhadores. Sejamos intercessores junto a Deus Pai para que tenha misericórdia da humanidade.


Em Cristo! Dom Rodolfo Luís Weber

Leia Também Papa tem encontro histórico com o principal líder xiita do Iraque Papa Francisco chega ao Iraque Arquidiocese anuncia novos padres responsáveis pela paróquia São João Batista de Colorado Faleceu Dom Sérgio Eduardo Castriani, arcebispo emérito de Manaus