Associação dos Amigos da Criança Autista de Passo Fundo completa 22 anos de história

Compartilhe

A Associação dos Amigos de Crianças Autistas  (AUMA) é uma entidade assistencial, sem fins lucrativos, fundada na cidade de São Paulo em 25 de janeiro de 1990 com o intuito de preencher parte de uma lacuna existente nas redes educacionais brasileiras, tanto públicas como privadas. Em Passo Fundo teve sua inauguração no dia 31 de março, portanto, completando 22 anos em 2021.

O programa da instituição inclui educação especializada para pessoas autistas por meio do CEAACA- Centro Educacional da Associação dos Amigos da Criança Autista, atendimento de orientação, encaminhamentos e treinamentos de familiares, capacitação e orientação de profissionais interessados e estudantes, esclarecimento à comunidade em geral por meio da divulgação do tema autismo. O papel de consultoria às secretárias de educação estadual e municipal para realizar a capitação de profissionais das redes públicas e privadas para a inclusão de pessoas autistas em ensino regular, também é o objetivo da instituição.

O autismo é uma deficiência no desenvolvimento que se manifesta de maneira grave por toda a vida. É  incapacitante e aparece tipicamente nos três primeiros anos de vida. Acomete cerca de 20 entre cada 10 mil nascidos e é quatro vezes mais comum no sexo masculino do que no feminino.

Em 2007, a ONU decretou todo dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, é comum vários cartões postais do mundo iluminar de azul em prol da causa, chamando a atenção da sociedade para este tema tão importante.

Leia Também Bazar da APAE acontece nesta terça-feira Passo Fundo Solidária: ganhador do leilão, Kaizer Viebrantz, recebe faca personalizada das Rádios Planalto Motoristas profissionais com toxicológico realizado há mais de dois anos e meio devem renovar o exame Avião tem pane seca ao sair de aeroporto e vigilante confessa furto de combustível