Passo Fundo conta com Centro de Regulação Médica para qualificar a comunicação entre a rede municipal de saúde e os hospitais

Compartilhe


Nesta semana, entrou em funcionamento o Centro de Regulação Médica da Prefeitura de Passo Fundo. A unidade foi implementada para qualificar a comunicação entre a rede municipal de saúde e os hospitais, agilizando os encaminhamentos de pacientes que chegam nas unidades e necessitam de atendimento hospitalar.

A coordenadora de Recuperação à Saúde, Caroline Gosh, explica que o centro estabelece um fluxograma adequado entre a rede básica, que conta com 52 unidades, e os hospitais. “Se um paciente é avaliado por uma unidade e precisa ir para o hospital, essa unidade ligará para o Centro de Comando, que fará a regulação com os hospitais mediante a disponibilidade de leitos, tornando o processo mais ágil”, considera.

O local funciona todos os dias, das 7h da manhã até a 1h da madrugada. Enfermeiros e médicos de apoio controlam o encaminhamento de pacientes com qualquer condição que torne imprescindível o auxílio hospitalar, inclusive, daqueles com quadros suspeitos ou confirmados de Covid-19.

Conforme a secretária de Saúde, Cristine Pilati, a unidade entrou em operação a partir de uma semana de testes e tem contribuído com o contato e todo o fluxo de encaminhamento dos pacientes. “As unidades também podem referenciar, informar e tirar dúvidas sobre os casos recebidos para, na sequência, saber como proceder nas situações em que os pacientes demandam cuidados hospitalares. Entendemos que é uma ação importante e que vai auxiliar tanto a Secretaria de Saúde quanto as gestões hospitalares”, justifica.

Foto: Diogo Zanatta

Leia Também Campanha da UPF incentiva a doação de órgãos: “O som da vida não pode parar” Exército realiza a entrega de medicamentos ao HSVP Rede de Farmácias São João é reconhecida como uma das empresas mais proativas no combate à pandemia Vacinação contra a Influenza começa hoje com vários postos de atendimento em Passo Fundo