Meditação: uma importante aliada no controle da ansiedade e do estresse

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

A meditação é uma prática milenar e muito praticada no Oriente. No Ocidente, a meditação tem ganhado inúmeros adeptos nos últimos anos, especialmente pelos benefícios que tem proporcionado. A meditação é uma importante aliada da saúde mental, em grande medida no controle da ansiedade e do estresse. Em tempos de pandemia, a meditação pode ajudar sobremaneira no controle da impulsividade e nas tomadas de decisões.

A sociedade atual vive um contexto de perturbação constante. Estamos sempre focados naquilo que virá, e muitas vezes nos descolamos da realidade, deixando de viver o presente. A ansiedade se caracteriza pela tentativa permanente de alcançar e dominar o futuro. A meditação, por trabalhar com o nível da consciência, ajuda muito na redução da ansiedade e do estresse.

A prática da meditação contribui muito também com o autoconhecimento, no processo de regulação do corpo e da mente, na reflexão sobre os nossos condicionantes. Por todos esses fatores, a prática da meditação deve ser incentivada para todas as pessoas. Ela produz inúmeros benefícios à saúde física e mental.

A ciência tem constantemente comprovado a eficácia da meditação. Pesquisas realizadas com grupo experimental de pessoas submetidas à prática da meditação, comparadas ao grupo controle que não foi submetido à meditação, demonstrou que as pessoas do grupo que fez uso da meditação tiveram mudanças significativas nos seus cérebros, sendo observada uma grande plasticidade cerebral desses voluntários. Entre as alterações destacaram-se aumentos significativos da espessura em pontos específicos relacionados à atenção e concentração.

A meditação tem sido cada vez mais utilizada pelas pessoas na atualidade, mas ainda há muito preconceito. Algumas pessoas deixam de aproveitar os benefícios que essa prática milenar pode oferecer pelo desconhecimento. Busque conhecer mais sobre o assunto e não deixe de experimentá-la. A felicidade depende do caminho que tomamos, a partir das escolhas que fazemos.

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel! Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas