O trabalho merece ser comemorado

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

 

O trabalho ocupa uma dimensão muito importante das nossas vidas. Ele nos dá um espaço e uma representatividade social. Ele nos coloca em interação com os outros, e permite colocarmos nossas potencialidades ao serviço dos outros, seja no exercício autônomo, das empresas, organizações, instituições.

O trabalho produz inúmeros benefícios às pessoas. Ele dá um lugar de significação e proporciona a participação em um grupo social. Mas também pode causar adoecimento físico e mental dependendo das políticas organizacionais e da forma de condução dos processos laborais.

A vida é feita de escolhas e a escolha profissional é uma das mais importantes. Essa escolha dialoga diretamente com o trabalho. Ministrando palestras sobre os desafios da escolha profissional aos estudantes do Ensino Médio, especialmente do terceiro ano, muitas vezes me deparei com situações dilemáticas. A preocupação geralmente se relacionava ao que fazer durante a vida? Qual a profissão seguir? Qual o trabalho? Várias questões entram em jogo na hora da escolha e em alguns casos a decisão vai se protelando até formar maior convicção. Mas nem sempre é fácil. Aliviar o peso da escolha pode ajudar muito.

As organizações também têm uma missão muito importante: precisam fazer o processo de autorreflexão e se perguntar se de fato estão sendo bons lugares para as pessoas trabalharem? Os colaboradores também precisam se perguntar se estão desempenhando de forma adequada suas funções?

Muitas pessoas estão sem trabalho formal, em situação de vulnerabilidade. Muitos pais e mães estão apreensivos e com dificuldades para sustentar suas famílias. São perceptíveis as demonstrações de caridade em nossa sociedade, seja através da doação de alimentos, roupas, e até mesmo de oportunidades de trabalho. Essa última, além de possibilitar que a necessidade mais básica seja suprida, garante um novo espaço e horizonte de significação aos beneficiados.

O trabalho merece ser comemorado. Apesar das dificuldades que o contexto nos impõe, das restrições devido à pandemia, das perdas que tivemos, o trabalho continua movendo a sociedade. Ele é a mola propulsora do desenvolvimento. Feliz Dia do Trabalho.  

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.


Leia Também RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel! Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas