Saúde Mental: precisamos falar sobre a Depressão

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe



A depressão é apontada atualmente com uma das principais doenças mentais. Os dados sobre a depressão são alarmantes. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o segundo país da América em número de diagnósticos de depressão, com 5,8% da população, ficando atrás apenas dos Estados Unidos com 5,9%. Os dados são alarmantes e precisam ser considerados no que diz respeito às políticas de saúde pública.

O transtorno depressivo costuma apresentar os seguintes sintomas: Humor rebaixado na maior parte do dia, quase todos os dias, tristeza, sentimento de vazio; as atividades que outrora causavam prazer deixam de proporcioná-lo; busca pelo isolamento e pelo fechamento; ganho ou perda excessivo de peso; insônia ou excesso de sono quase todos os dias; sensação de fadiga ou perda de energia vital; sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva; capacidade diminuída para pensar ou se concentrar, indecisão; pensamentos recorrentes envolvendo a morte; ideação suicida.

Entre os jovens a depressão tem atingido números preocupantes. A baixa capacidade de tolerância à frustração tem gerado efeitos muito severos entre nossos jovens. O mundo nem sempre é colorido, lindo e maravilhoso, há também momentos difíceis, hostis e desafiadores. No entanto, alguns jovens têm dificuldade de entender isso, e muitas vezes acabam sucumbindo ao adoecimento psíquico, especialmente aos processos depressivos. Muitas vezes a depressão é negligenciada.

O tratamento do transtorno depressivo precisa de uma atenção multifocal. A medicação é fundamental, mas precisa estar associada à psicoterapia. Essa dupla interação tem o intuito de potencializar a ação terapêutica proporcionando maiores condições de reestabelecimento do paciente.

Se você está sofrendo com o transtorno depressivo ou conhece alguém nessa situação, não tenha receio de procurar ajuda desde os primeiros sintomas. Não pense que você está sozinho. Sua vida importa. Sua saúde mental importa. Você pode e deve ser feliz.

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também O Senhor está próximo És tu o Messias esperado? OS TRÊS OPERÁRIOS RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel!