Inverno e Saúde Mental

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

 

A natureza é belíssima. Ela funciona perfeitamente. Nós humanos muitas vezes agredimos a natureza, instalamos o caos e atrapalhamos a ordem natural das coisas.

A saúde mental no inverno precisa de cuidados especiais. Tenho observado na prática clínica em psicologia a influência climática na vida das pessoas. Semanas de clima mais fechado, frio e chuvoso, refletem diretamente no comportamento individual. O inverno, naturalmente, tende a deixar as pessoas mais reclusas e introspectivas. No inverno temos uma exposição menor ao sol, com os dias mais curtos e as noites mais longas. Isso influencia diretamente nas emoções e no comportamento das pessoas. É importante redobrar o cuidado com a saúde mental no inverno.

No inverno precisamos estar atento às alterações abruptas de comportamento, com mudanças substanciais dos estados emocionais, especialmente quando o humor sofre alterações repentinas. Os transtornos de humor têm no inverno um prato cheio.

A saúde mental requer cuidados, assim como a saúde física. Não devemos nos descuidar dos cuidados básicos e de uma boa higiene mental. Se você está em sofrimento procure ajuda profissional. Se não consegue fazer isso, ao menos comunique algum familiar e peça ajuda. Sua saúde mental importa, sua vida importa.

 

 ** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também O Senhor está próximo És tu o Messias esperado? OS TRÊS OPERÁRIOS RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel!