Boinas entregues: começa a caminhada da XIII turma no Colégio Tiradentes

Compartilhe


Ocorreu, neste sábado, dia 24, a formatura de entrega de boinas aos alunos do primeiro ano do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo (CTBM-PF), e a reportagem da Rádio Planalto News (FM 92.1) esteve no local.

De forma geral, a formatura de boinas é uma espécie de rito de ingresso dos alunos novos ao Corpo de Alunos (CAL) do CTBM. Os estudantes se deslocam até a frente do palanque das autoridades e recebem as boinas de seus padrinhos (podendo ser um familiar ou até mesmo um amigo). O primeiro colocado no processo seletivo recebe-a da maior autoridade presente na solenidade, ao lado dos dois outros alunos primeiro colocados nos últimos processos seletivos. Neste ano, o primeiro colocado foi Gabriel Renato Menetrier Santi.

A partir da entrega da boina, os alunos passam a fazer jus aos uniformes azul e branco, deixando o abrigo apenas para educação física e derivados. 

A boina, chamada pelos militares de "cobertura", não é uma peça utilizada para distinguir divisas na hierarquia militar, mas sua variedade de tons serve para diferenciar e dar significado a grupos e batalhões. Para os alunos do Colégio Tiradentes da Brigada Militar, é azul-marinho.

A solenidade trata-se de um momento de extrema emoção para os alunos, familiares e amigos, como também para o próprio liceu, que acaba de oficializar o ingresso de mais uma turma.


Créditos: Ana Paula Santos (Planalto News)







Leia Também Governo apresenta projeto para limitar remoção de conteúdos em redes sociais Máquina é 'engolida' pela areia durante obra de alargamento em Balneário Camboriú Pedras de granizo do tamanho de ovos causam danos e prejuízos em cidades do RS Brasileira morre abandonada em deserto ao tentar entrar nos EUA