Feliz Dia do(a) Psicólogo(a)

Postado por: Élvis Mognhon

Compartilhe

Nessa semana, mais especificamente no dia 27 de agosto, comemoramos o Dia do(a) Psicólogo(a).

A profissão de psicólogo foi regulamentada no Brasil através da Lei 4.119, de 27 de agosto de 1962. A profissão ainda é muito recente, tem apenas 59 anos de história no Brasil, mas já produziu inúmeros benefícios à sociedade.

Ser psicólogo não é tarefa simples. A saúde mental, apesar de todos os esforços, continua sendo deixada para segundo plano, por vezes negligenciada. Mas também não podemos fazer terra arrasada, pois cada vez mais, escutamos vozes de incentivo a esta ciência, reconhecendo sua importância na sociedade, na educação, no mundo do trabalho e das organizações, na atenção à saúde pela psicoterapia ou integrando equipe de atendimento clínico multidisciplinar entre outras diferentes áreas de atuação profissional.

O curso de Psicologia ocupa lugar de destaque hoje em termos de matrículas nas Instituições de Educação Superior, sendo que nos últimos anos foi um dos cursos que mais cresceu em número de matrículas no Brasil. A pandemia pode ser considerada um fator propulsor desses números, mas não somente ela. O curso já vinha apresentando aumento na procura antes mesmo da pandemia.

Saber escutar e fazer intervenções adequadas e assertivas, no momento oportuno talvez estejam entre as principais características necessárias ao profissional de Psicologia. Diversas pesquisas foram realizadas sobre quais os principais fatores que influenciam uma psicoterapia de qualidade e, surpreendentemente, a técnica utilizada pelo profissional não ficou classificada em primeiro lugar, mas sim as características pessoais do psicoterapeuta e sua capacidade humana de acolhimento dos pacientes. Esse fator chama muito a atenção e fortalece a importância dos aspectos pessoais/relacionais no exercício da profissão.

Nesse momento gostaríamos de desejar os parabéns para todos os colegas que escolheram essa belíssima profissão e a exercem com dedicação, sabedoria e ética. Feliz Dia do(a) Psicólogo(a).

 

** O leitor poderá enviar sugestões, dúvidas, questionamentos sobre o tema para o e-mail: emognhon@gmail.com Para agendar atendimentos clínicos utilizar o WhatsApp (54) 99983 9966.

 

Leia Também RABISCOS SEMANAIS: Rosto de Emanuel! Quais os caminhos da Direita e da Esquerda? Uma cidade Encantadora!? As Festas de Final de Ano e os Traumas