Com vacinação, número de mortes por covid no Brasil cai 65% em 100 dias

Compartilhe
Fotos: Lucas Brasil / Planalto News   Fotos: Lucas Brasil / Planalto News 

A média de mortes diárias por covid-19 caiu 65% no Brasil nos últimos 100 dias, período em que a cobertura vacinal de adultos praticamente triplicou.

Em 22 de maio, o país tinha 26,1% das pessoas maiores de 18 anos com ao menos uma dose de imunizante; 18,8% possuíam o esquema completo. Na mesma data, a média de óbitos era de 1.928.

Na segunda-feira (30), o país contabilizava uma média de 675 mortes. A parcela de adultos com ao menos uma dose de vacina era de 82% e quase 40% estavam completamente imunizados.

O cenário começou a melhorar em meados de junho, com uma redução substancial até mesmo do número de novos casos, que eram 65,8 mil em 22 de maio e caíram para 24 mil em 30 de agosto.

Outro indicador que mostra o efeito positivo da vacinação no país é o de ocupação dos leitos de UTI.

Em maio, 14 unidades da federação estavam em nível crítico de ocupação de leitos de UTI (acima de 80%), outras nove tinham taxas entre 70% e 80%, segundo o Observatório Covid-19 da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz).

Agora, 23 estados estão com menos de 60% destes leitos ocupados, em um patamar considerado baixo.

Em Passo Fundo houve redução significativa no número de casos ativos, sendo cerca de 350 contaminados no momento.



(Com informações do Portal R7)

Leia Também SC: rifa da fazendinha vende mais de 20 mil bilhetes após vídeo com vereadores rindo viralizar Polícia Federal prende suspeito de planejar ataques terroristas Pelo Brasil: família se queima ao usar álcool para cozinhar por falta de gás