Inteligência Artificial: HSVP é premiado por sistema inteligente de avaliação de prescrições

Compartilhe

NoHarm.ai é utilizado na gestão da farmácia clínica e já impactou mais de 1.000 pacientes

A segurança do paciente é um dos compromissos do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. Buscando sempre pela inovação, o HSVP aprimora constantemente os procedimentos para oferecer um serviço de excelência. Em 2021, o Serviço de Farmácia do HSVP implantou o NoHarm.ai, um sistema de Inteligência Artificial na gestão da farmácia clínica que possibilita a análise das prescrições medicamentosas com segurança e maior agilidade.

A atuação dos farmacêuticos clínicos da Instituição com o uso do sistema foi reconhecida na manhã desta sexta-feira, 10 de setembro, em uma premiação oferecida pelos idealizadores da ferramenta. O papel do NoHarm.ai é aperfeiçoar e aumentar as avaliações clínicas com base no monitoramento e auxílio das tomadas de decisões realizadas pelos farmacêuticos, reduzindo consideravelmente o tempo para avaliação. Com algoritmos desenvolvidos para priorizar as prescrições fora do padrão, o sistema identifica quem são os pacientes mais críticos, mostrando os possíveis erros e interações entre os medicamentos para, consequentemente, ampliar a segurança.

Antes mesmo de finalizar o projeto de implantação do serviço, o Hospital alcançou em dez dias um número significativo, impactando a vida de 1.000 pacientes. Para o gerente de suprimentos e responsável técnico da farmácia do HSVP, Crismaiguel Dalbosco, no primeiro mês de implantação foi observado um aumento significativo das avaliações realizadas diariamente. "Na Unidade Teixeira Soares, o serviço já avalia uma média de 38% das prescrições e, na Unidade Uruguai, são avaliadas 88% das prescrições. A meta é que, com a maior adaptação, a ferramenta alcance 90% das prescrições disponibilizadas na Unidade Teixeira Soares e 100% na Unidade Uruguai, gerando entre as duas Unidades um total de aproximadamente 1.200 prescrições avaliadas por dia", destaca.

A implantação do NoHarm.ai faz parte de um projeto para otimizar os serviços do Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo, e contou com a colaboração do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação, que faz o fluxo entre o sistema interno e a nova ferramenta. O presidente do HSVP, José Miguel Rodrigues da Silva, destacou a relevância do reconhecimento para a Instituição. "Essa celebração nos faz ter certeza que nosso esforço, confiança e trabalho estão surtindo efeito".


Texto: Flávia Dias/Assessoria de Imprensa HSVP

Fotos: Ana Paula Koenemann/Assessoria de Imprensa HSVP

Leia Também HSVP e Prefeitura de Passo Fundo reforçam parceria para a Classe Hospitalar Atividade lúdica no HSVP reforça importância da doação de sangue Programa Acolhimente do Hospital de Clínicas conquista Prêmio Top Ser Humano 2021 Hospital São Vicente de Paulo investe em tecnologias para se tornar 100% digital