Associação Sulina de Criadores de Búfalos tem nova presidente

Compartilhe
A produtora  Deisireé  Hastenpflug  Möller, acaba de assumir a presidência da Associação Sulina de Criadores de Búfalos (ASCRIBU).  A entidade foi criada em 1978 e reúne os pecuaristas gaúchos dedicados a criação de bubalinos. O Estado tem em torno de 800 criadores e um rebanho que oscila entre 70 mil e 80 mil animais. 
   
Desirré  pretende, em sua gestão,  agregar a categoria para melhorar a comercialização e fomentar o consumo da carne e produtos lácteos.  Ela explica que há 15 anos, era possível encontrar cortes de búfalos em supermercados, hoje os animais são enviados,  principalmente,  para São Paulo. “Temos que reunir os produtores, porque se ele tiver apenas 10 novilhos terá dificuldades para venda,  o transporte é caro, e temos muitos pequenos produtores, mas se enchermos um caminhão, as condições de negociação mudam, ”  afirma a nova presidente. 

A produtora, que é médica veterinária, se encanta ao falar sobre a espécie. Ela destaca que a carne de búfalo é mais saudável, 12 vezes mais magra que a carne bovina e  tem 55% menos colesterol, um teor de gordura inferior ao do frango.  Já o leite de búfala tem o Beta-Caseína A2, (vaca tem o A1) ou  seja,  proteína que evita o desconforto gástrico.  A presidenta acredita no mercado do búfalo.  Em Lajeado, tem uma bufaleira, restaurante que serve carne somente dessa espécie. Antes só encontrávamos o queijo mussarela bolinha, hoje, nos supermercados, são oferecidos também o barra, manta e burrata. 

A ASCRIBU, está criando um aplicativo para rastrear os produtores e uni-los com o objetivo de somar forças na produção de bubalinos.

Leia Também Cotrijal anuncia expansão para o Vale do Rio Pardo Stedile Sementes oferece materiais diferenciados no mercado Empresários anunciam investimentos de mais de R$ 25 milhões com instalação de aviário em Pulador STF: suspensa a votação do Marco Temporal