Semana Nacional do Trânsito: Câmara de Vereadores promove atividades de conscientização

Compartilhe
Arte: Comunicação Digital/CMPF   Arte: Comunicação Digital/CMPF 

A Semana Nacional de Trânsito é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Nesse período, são realizadas ações com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos no dia a dia do trânsito, motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres. Neste ano, a Semana destaca o tema: “No trânsito, sua responsabilidade, salva vidas”.

Sempre parceira de campanhas importantes como essa e com o objetivo de contribuir e disseminar a conscientização entre os usuários do trânsito de Passo Fundo, a Câmara Municipal de Vereadores vai realizar, nesta quarta-feira (22), um Circuito Sensorial, organizado pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro em parceria com o Núcleo de Educação para o Trânsito.

A atividade consiste em montar um circuito com cones e fitas, onde as pessoas que quiserem participar, serão convidadas a colocarem vendas nos olhos, usarem bengalas ou sentarem em uma cadeira de rodas para fazer o trajeto.

O objetivo principal é sensibilizar e despertar a empatia nas pessoas, através da experimentação de como é a rotina diária das pessoas portadoras de deficiência.

Esta ação será realizada a partir das 14h desta quarta-feira (22), respeitando todos os protocolos de segurança frente a pandemia da COVID-19.

 

Dia Mundial sem carro

Neste dia 22 de setembro, também é celebrado o Dia Mundial sem carro. É uma data internacional que tem como objetivo estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel, além de propor às pessoas que revejam sua dependência em relação ao carro ou moto.

A fim de contribuir com essa mobilização, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Trânsito Seguro lançou um desafio aos vereadores e aos servidores do Legislativo Municipal, para que, especialmente neste dia 22, experimentem outras alternativas para se deslocar ao trabalho, deixando seus carros ou motos em casa. “É um desafio que estamos lançando para os colegas desta Casa Legislativa, estimulando a deixarem seus carros em casa, optando por outras formas de locomoção, com o objetivo de promover uma mudança de atitude e, dessa forma, contribuírem para a redução da emissão do gás carbônico, que é um dos principais responsáveis pela intensificação do efeito estufa e o agravamento do aquecimento global”, salientou o presidente da Frente Parlamentar, vereador Wilson Lill (PSB).


Leia Também Ministério Público doa smartphones para alunos da rede municipal Feira de Saúde acontece neste sábado Coleurb realiza alteração no itinerário da linha Donária - Santo Antônio Coleurb incentiva colaboradores a usarem rosa em alusão a combate ao câncer de mama