Rede de Farmácias São João e parceiros promovem ações do Outubro Rosa

Compartilhe
Foto: divulgação Clínica Kozma   Foto: divulgação Clínica Kozma 

Com foco na prevenção do câncer de mama, a Rede de Farmácias São João e parceiros promovem ações em alusão ao Outubro Rosa, em que a população poderá receber orientações e fazer exames de forma gratuita. As ações acontecem em Passo Fundo/RS, neste sábado (16) na localidade de Santo Antônio da Pedreira e na terça-feira (19) na filial da São João da Rua Teixeira Soares, centro.

Para promover a conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce, a população terá informações sobre câncer, com médicos da UBS e farmacêuticos da São João. Nos casos em que, após a avaliação dos profissionais, seja considerado de risco, a pessoa será encaminhada para um exame gratuito de mamografia na Clínica Kozma. Ainda terá disponível nos eventos, exame preventivo de colo de útero, aferição de pressão arterial, teste de glicemia e análise corporal em balança de bioimpedância.

“Nosso trabalho é fazer com que cada vez mais a São João esteja disponível para a população como um local de atenção primária em saúde. Desenvolver ações onde as pessoas possam ter acesso a informações qualificadas de saúde, com foco especialmente em prevenção, aumenta as chances de cura de qualquer doença”, explica o coordenador de Serviços Farmacêuticos da Rede de Farmácias São João, Roberto Canquerini.

Conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2020, mais de 2,3 milhões de mulheres no mundo descobriram que estavam com câncer de mama. Esse tipo de tumor é o que mais acomete a população feminina brasileira e representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas. Também é o câncer que mais mata.

“É um mês em que a população precisa aproveitar oportunidades como desta ação para colocar os exames de rotina em dia. Isso também é um tipo de prevenção, aliada a uma boa alimentação, atividade física, e cuidados para evitar a obesidade, já que está entre os principais fatores de risco para o aparecimento do câncer de mama”, orienta a Dra. Tailize Menegazzo Pisoni, médica radiologista da Clínica Kozma.

A ação tem apoio da Clínica Kozma, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, CTCAN, IPPF e Liga Feminina de Combate ao Câncer.

 

Confira os serviços que serão oferecidos gratuitamente:

 

        •      Testes de glicemia

        •      Aferição de pressão arterial

        •      Análise corporal em balança de bioimpedância

        •      Orientação com médicos e farmacêuticos

         •       Orientação sobre como fazer o autoexame

         •       Preventivo de colo de útero

         •       Encaminhamento para mamografia

 

Serviço:

 

        Neste sábado (16)

              •           Onde? UBS Sto Antônio da Pedreira - R. Cel. Quim César,                        309 - Sto Ant Pedreira, Passo Fundo - RS

        •      Horário? das 9h às 13h

        •      Quem pode participar? Público em geral

 

        Terça-feira (19)

 

              •           Onde? Filial Teixeira 2 Rua Teixeira Soares, 780 Centro - Passo Fundo/RS

        •      Horário? das 13h às 18h

        •      Quem pode participar? Público em geral




Leia Também Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS promove evento para debater os cenários e perspectivas para 2022 Casos de Aids entre jovens aumenta no Brasil Com a farmácia da UBS São Luiz Gonzaga, Prefeitura facilita o acesso a medicamentos Alterado local para eleição do Conselho Municipal de Saúde