Hospital São Vicente de Paulo investe em tecnologias para se tornar 100% digital

Compartilhe

O Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo com foco no presente e investindo no futuro, está passando por uma transformação com o uso da tecnologia para melhorar sua assistência e a experiência do paciente, buscando o que há de melhor em tecnologia aplicada à medicina e a assistência integral, a partir de recursos de interação em tempo real e de inteligência artificial.

O presidente do HSVP, Dr. José Miguel Rodrigues da Silva, ressaltou que a Instituição está comprometida em oferecer os melhores recursos para o seu corpo clínico. “Buscamos qualificar o nosso Hospital para que ele siga os avanços da medicina, seja na qualificação do parque tecnológico ou nos demais serviços. Almejamos nos tornar melhores a cada dia e o HSVP Digital possibilita isso. Não existe Hospital de ponta sem um corpo clínico de qualidade e recursos tecnológicos adequados.”

"O lançamento do HSVP Digital marca o início de uma jornada para um hospital sem papel, a Instituição pretende proporcionar grandes experiências, agilidade nas informações e a melhoria do relacionamento entre os profissionais e, consequentemente, com o paciente. Esta marca simboliza o foco de um processo de mudanças com o uso da tecnologia. Iniciamos este processo com a pandemia em 2020, adotando ferramentas colaborativas, como o GSuite da Google e uma rede social corporativa, para facilitar a comunicação e o trabalho por meio digital.  De fato, o Hospital São Vicente de Paulo está atento às novas tendências e alinhado com o que há de inovador no mundo”, comentou Júlio César de Bem, diretor de Desenvolvimento Humano e Organizacional.

A meta é tornar a Instituição 100% digital, de acordo com o diretor técnico médico do HSVP. “O nosso objetivo é diminuir o tempo ligado à burocracia, no sentido das contas e das assinaturas que envolvem o trabalho médico, para assim atingirmos a evolução técnica que tanto almejamos. Isso nada mais é do que o começo de uma nova era”, explica o Dr. Adroaldo Mallmann.

Os efeitos da iniciativa já refletem positivamente na rotina hospitalar. Recentemente, o Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo foi premiado pelo uso de uma ferramenta de Inteligência Artificial, a NoHarm.ai, que avalia prescrições na farmácia clínica e que, em apenas dez dias de uso, impactou 1.000 vidas. Nesta semana, em um evento comemorativo ao Dia do Médico (18), foi lançado um aplicativo médico da Instituição que proporciona ainda mais recursos para os integrantes do corpo clínico.

A ferramenta é uma das iniciativas do HSVP Digital, que pretende intensificar e ampliar o uso de recursos de TI, dispensando o uso de papel no dia a dia, favorecendo assim a integração digital entre os sistemas internos e externos. O novo aplicativo, liberado para os smartphones e outras ferramentas mobile, possibilita ao médico o acesso remoto à agenda médica e dados atualizados de cada paciente. Através do App também é possível acessar o histórico em tempo real, evoluções médicas, laudos e resultados de exames laboratoriais. Tudo isso com segurança e proteção dos dados. 

O Gerente de Tecnologia da Informação e Comunicação, Guilherme Tognon, ressalta que não há no mercado outro aplicativo com esse nível de integração e garantia de segurança do Prontuário Eletrônico do paciente. "A tecnologia aproxima o médico do paciente. O aplicativo consulta os dados do prontuário e recebe notificações, tais como alertas sobre os resultados de exames e solicitações de avaliação".



==


EXTO: Flávia Dias - Comunicação HSVP 

FOTOS: Ana Paula Koenemann - Comunicação HSVP



Leia Também Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS promove evento para debater os cenários e perspectivas para 2022 Casos de Aids entre jovens aumenta no Brasil Com a farmácia da UBS São Luiz Gonzaga, Prefeitura facilita o acesso a medicamentos Alterado local para eleição do Conselho Municipal de Saúde