Aposentados participam de encontro no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo

Compartilhe
Foto Kleiton Vasconcellos (Planalto News)   Foto Kleiton Vasconcellos (Planalto News) 

Ao longo desta quinta-feira (21), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Passo Fundo realiza uma ação especial. É um encontro com aposentados e aposentadas, que ocorre na sede da entidade.

De acordo com a presidente do sindicato, Marinês Penz, o objetivo é trazer um pouco da memória da luta para que se conquistasse a aposentadoria a homens e mulheres da roça. “É uma valorização a quem tanto lutou e sofreu na roça para chegarmos a ter a aposentadoria hoje” explica.

O encontro, que segue protocolos sanitários, também serve como um momento de rever amigos e amigas. Há palestras, almoço e também uma brincadeira de bingo ao fim da tarde.

Quanto ao cenário da aposentadoria, Marinês diz que “com as reformas da Previdência, apareceram exigências novas, trabalhamos para que a idade mínima se mantivesse em 55 anos para mulheres e 60 para homens. Também encontramos dificuldades, ainda, em comprovar algumas atividades como sendo rurais”.

Por outro lado, Marinês salienta ganhos, como a fixação do salário mínimo na aposentadoria. “Anos atrás não existia a aposentadoria, somente uma assistência social de meio salário para os homens, sendo que as mulheres não recebiam nada, só em caso de viuvez” completa.

Leia Também Julgamento da Kiss: ex-prefeito Cezar Schirmer afirma que faltou coerência a inquérito montado em Santa Maria Agricultora completa 100 anos nesta quarta-feira Luto no tradicionalismo: faleceu o trovador Canhoto de Guerra Comdica lança campanha para captação de recursos em Passo Fundo