HSVP e Prefeitura de Passo Fundo reforçam parceria para a Classe Hospitalar

Compartilhe

Projeto atende pacientes, em idade escolar, dentro do Centro Oncológico Infantojuvenil 

A Classe Hospitalar foi inaugurada no Hospital São Vicente de Paulo para garantir o acesso ao ensino de crianças e adolescentes em tratamento contra o câncer. A iniciativa, criada há cinco anos, é resultado de um Termo Integração Operacional firmado entre a Instituição, Ministério Público do RS, Promotoria de Justiça da Educação, Prefeitura de Passo Fundo, UPF, Conselho Municipal da Educação e 7ª Coordenadoria Regional de Educação. No momento, o Centro Oncológico Infantojuvenil tem 89 pacientes, 60 em idade escolar, que têm acompanhamento de atividades e aulas de reforço.

Nesta sexta-feira, 22, o secretário da Educação de Passo Fundo, Adriano Canabarro Teixeira, esteve no HSVP e ficou impressionado com o andamento do trabalho. Só no mês de outubro, as duas pedagogas cedidas pelo município realizaram 112 atendimentos. “Temos consciência do impacto dessa ação na vida de crianças que, infelizmente, precisam se preocupar com uma doença. Não podemos deixar que elas fiquem em desvantagens por causa do tratamento”. 

O médico Pablo Santiago, coordenador do Centro Oncológico Infantojuvenil relatou a importância do projeto que é desenvolvido dentro do Hospital. “Temos pacientes que internam por longos períodos e mesmo quando voltam para casa, em razão da baixa imunidade, continuam com o ensino na modalidade a distância. Por isso, fazemos o possível para que eles não percam nenhuma etapa do processo educacional”.

Diante dos resultados positivos da Classe Hospitalar, existe o desejo de aperfeiçoar ainda mais o serviço com novos equipamentos e recursos humanos. A direção do HSVP está preocupada com a sobrecarga de trabalho das pedagogas que dão suporte ao centro oncológico que tem abrangência de 226 municípios e mais de 2 milhões de habitantes. Por isso, uma das sugestões feitas ao Secretário da Educação é de estabelecer um rodízio das profissionais que estão na linha de frente. Afinal, há uma demanda muito grande de conteúdos didáticos e plataformas que precisam ser acessadas pelas professoras.

O poder público municipal também tem interesse na reestruturação do espaço pedagógico dentro do HSVP. “As instalações oferecidas aqui já são de vanguarda e o projeto coloca a cidade em destaque no que se refere no atendimento das crianças hospitalizadas. O prefeito Pedro Almeida é muito sensível à questão da Educação. Então, nessa retomada pós-covid, queremos reforçar esse atendimento educacional”, disse o secretário da Educação. 

O presidente José Miguel Rodrigues da Silva e o superintendente Executivo Ilário De David agradeceram a visita do Secretário da Educação Adriano Canabarro Teixeira. “Esse encontro reforça a parceria do Hospital São Vicente de Paulo com o Município de Passo Fundo em um momento importante que teremos a ampliação de mais 15 leitos no Centro Oncológico Infantojuvenil. Toda criança tem o direito de aprender e brincar, aqui nós também oferecemos isso. Somos referência em saúde mas, além disso, temos um compromisso social muito grande”, afirmou o presidente do HSVP. 

Texto e foto: Ana Paula Koenemann/Comunicação HSVP


Leia Também Federação dos Hospitais Filantrópicos do RS promove evento para debater os cenários e perspectivas para 2022 Casos de Aids entre jovens aumenta no Brasil Com a farmácia da UBS São Luiz Gonzaga, Prefeitura facilita o acesso a medicamentos Alterado local para eleição do Conselho Municipal de Saúde