Mergulho no “Recordações Maristas”

Postado por: Nei Alberto Pies

Compartilhe


Professores Eládio Vilmar Weschenfelder e Agostinho Both organizam uma importante publicação que resgata a importância dos Irmãos Maristas na viabilização da UPF (Universidade de Passo Fundo). A obra traz também histórias e relatos de ex-irmãos maristas, cujas marcas ainda estão impregnadas na vida e na história de cada um deles.

Transcrevemos aqui uma apresentação e um mergulho na Obra “Recordações Maristas”, texto de Eládio Vilmar Weschenfelder.

FOTO DA OBRA:

“Há muitos leitores que perguntam qual a melhor modalidade para se ler um livro, jornal ou revista. Respondo que cada leitor tem seu jeito de mergulhar num texto. Se for um livro de contos, ou crônicas, alguns preferem selecionar alguns títulos, começando pelo mais impactante, ou ir àquele que melhor atende suas expectativas.  Caso for a leitura de uma revista, a mesma regra, isto é, seleciona o artigo melhor ilustrado, sempre visando o tema de seu maior interesse. Já no que se refere ao jornal, há os que começam pelo final, onde consta a crônica do David Coimbra, ou o horóscopo. Outros ainda preferem a página policial, ou a parte esportiva.  Vejo tanta gente lendo de trás pra frente!

Resumindo, cada leitor é único, selecionando o que mais lhe interessa.  Pois lhe digo, ao ler o livro Recordações Maristas, há nele um misto de depoimentos, testemunhos, contos e crônicas, organizados pelos professores Agostinho Both e Eládio V, Weschenfelder. Porém, como antologia, outros escritores participam ativamente falando sobre episódios vivenciados durante o processo de formação para serem religiosos Maristas, mas que, por razão de cunho pessoal, seguiram o rumo laico.

Na Parte I, Agostinho Both, Anilo Whatier e Rení G. Oleksinski tratam sobre três alterbiografias sobre os Irmãos Maristas Victor Rossetto, Pedro A. Weschenfelder e Taciano P. Rizzotto.  Também tecem significativas informações sobre a importância da obra educativa Marista, desde sua origem até a contribuição à criação da Universidade Federal de Santa Maria e Universidade de Passo Fundo, inclusive da PUC/RS.

Aos leitores que preferem a leitura de textos mais breves e impactantes do ponto de vista do final imprevisível, como doses de humor e quebra de paradigmas, indicamos a Parte II, escrita pelos Ex-Irmãos Maristas que, por um longo tempo estiveram juntos, mas que agora se reúnem para contar histórias na forma de livro. Que ler, verá! 

Quem já não ouviu falar de que tal história daria um livro! Pois é, as histórias que andavam de boca em boca e que poderiam ser liquefeitas, viraram livro. Parafraseando o livro mais lido do mundo, podesse dizer que os verbos reunidos tornaram-se o livro Recordações Maristas”.

Este texto foi publicado em site: https://www.neipies.com/mergulho-no-recordacoes-maristas/


 

Assista também ao vídeo: Neste vídeo está registrado um entusiástico e significativo lançamento de Livro Recordações Maristas, organizado pelos professores Eládio Vilmar Weschenfelder e Agostinho Both. O lançamento do livro foi no dia 23 de outubro de 2021, às 18 horas, Livraria Delta. https://youtu.be/j4KuLWT5yZo?t=139

 

 

Leia Também As lebres e as rãs RABISCOS SEMANAIS: À Manjedoura, o Grupo de Jovens! Viver e confraternizar: a alegria do final de ano Preparai o caminho do Senhor!