Prefeitura apresenta ações para reabertura do terminal de passageiros do Aeroporto Lauro Kortz

Compartilhe
Foto: Michel Sanderi/PMPF   Foto: Michel Sanderi/PMPF 
Enquanto seguem em tramitação no Estado e na União das etapas processuais e técnicas a serem vencidas para a liberação da pista de pousos e decolagens no Aeroporto Lauro Kortz, a Prefeitura de Passo Fundo trabalha para que, a partir da retomada das operações aeroportuárias, o atual terminal de passageiros esteja em condições para receber o público. “A Prefeitura, embora não seja a responsável pela obra, pode ser parceira do Estado e garantir melhorias que possam beneficiar os passageiros e assegurar a qualidade dos serviços que serão prestados quando o local for reaberto”, comentou o prefeito de Passo Fundo, Pedro Almeida.

Por isso, durante a tarde desta quarta-feira (24), Pedro determinou que os secretários municipais que compõem o Grupo de Trabalho de Acompanhamento das Obras no Aeroporto, instalado recentemente pela Administração, visitassem o espaço com o objetivo de identificar as principais demandas de manutenção no terminal, que voltará a ser utilizado até que as obras do novo terminal sejam concluídas e entregues. “São ajustes importantes que vão permitir uma melhora no atendimento dos passageiros. Com a retomada dos voos e a perspectiva de que as companhias aéreas ampliem as linhas e as rotas, teremos em Passo Fundo o segundo maior aeroporto do Estado. É fundamental termos condições de atender com qualidade este público”, argumentou o prefeito.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Diorges Oliveira, explicou que o Município já possui um termo de cooperação com o Estado em que estão previstas a realização de serviços como a limpeza e o monitoramento do Aeroporto, mas que é possível construir alternativas que possibilitem a manutenção desta área. “O Grupo de Trabalho criado pelo prefeito tem o objetivo de colocar a Prefeitura à disposição do que for necessário para que tenhamos, com a maior brevidade possível, a retomada dos voos e das operações no Aeroporto”, destacou ele.

A partir desta visita, os secretários de Obras, Rubens Astolfi; de Transportes e Serviços Gerais, Alexandre de Mello; de Planejamento, Giezi Schneider; e o Procurador-Geral do Município, Adolfo de Freitas, construirão um relatório com as solicitações manifestadas pelo Departamento Aeroportuário do Estado (DAP/RS) para que as secretarias atendam as ações de pintura do terminal e da pista, melhoria dos banheiros, iluminação interna e a manutenção do espaço. O relatório com o planejamento e de viabilidade será apresentado ao prefeito nos próximos dias para ser validado.

Para o diretor do DAP/RS, Leandro Franco Taborda, que acompanhou a visita do Grupo de Trabalho, a parceria com a Prefeitura é importante tanto para garantir que a manutenção seja feita antes do início das operações no Aeroporto, quanto para reforçar a relevância do local para o desenvolvimento do município e de toda a região. “As obras no novo terminal estão em andamento e temos o compromisso dos órgãos federais de que há celeridade na análise das documentações e também nos processos de vistoria. É do interesse de todos os entes públicos a retomada das operações o mais breve possível. Termos este antigo terminal de passageiros em condições de receber os usuários assim que os voos forem autorizados é fundamental”, disse.

Taborda apontou ainda que estas ações de manutenção e revitalização do atual terminal de passageiros não fazem parte das exigências manifestadas pelos órgãos federais de controle da aviação civil para a liberação do Aeroporto. “Isso que estamos construindo é um adicional que, certamente, auxilia, mas não está diretamente vinculada ao processo de retomada dos voos”, resumiu.


Leia Também Iniciam as obras da segunda edição do Minha Rua com Asfalto Vazamento em tubulação provoca falta de água em bairros de Passo Fundo Confira o que funciona e não funciona no feriado desta quarta, dia de Nossa Senhora da Conceição em Passo Fundo Prefeitura começa obras na Avenida Rui Barbosa