Prefeitura de Passo Fundo inicia instalação de câmeras nas escolas municipais

Compartilhe
Imagens serão direcionadas ao Centro de Operações do Município e monitoradas durante 24 horas, ampliando a segurança de toda a comunidade

Todas as escolas da rede municipal serão equipadas com câmeras de videomonitoramento. A Prefeitura iniciou a instalação dos dispositivos nesta segunda-feira (6) a fim de reforçar a segurança de alunos, professores e de toda a comunidade do entorno.

O prefeito, Pedro Almeida, afirma que o investimento no sistema de segurança é um importante avanço para a qualificação dos espaços e trará mais vigilância para os bairros. “Esse é um projeto que traz benefícios para as escolas e para toda a região em que elas estão inseridas. As imagens serão acompanhadas pela Secretaria de Segurança a partir do Centro de Operações do Município. Isso significa que teremos mais pontos na cidade com videomonitoramento”, destaca. 

Uma das primeiras instituições que receberam as câmeras foi a EMEI Cantinho Feliz, localizada no Bairro Leonardo Ilha, que atende 162 crianças de 0 a 6 anos. A diretora, Roselise Maria Borchardt, avalia que os equipamentos trarão mais tranquilidade para o dia a dia. “Infelizmente, sofríamos com os atos de vandalismo, tanto nos brinquedos das pracinhas quanto na horta escolar e no próprio prédio da instituição. Ainda, no inverno, sempre abrimos a escola ainda no escuro e saímos da mesma forma. Com as câmeras, todos se sentirão mais seguros”, conta.

O secretário de Segurança, João Darci Gonçalves, explica que as imagens obtidas serão monitoradas durante 24 horas e armazenadas por um período de 15 dias. Além disso, equipamentos emitirão alerta para a unidade no momento em que houver movimentação em áreas de abrangência pré-estabelecidas. “Isso vai proporcionar uma resposta rápida quando ocorrer algum problema de ordem de segurança, dando maior sensação de segurança a todos. É um projeto que vai beneficiar muito a comunidade de cada escola”, pontua.

Todo o projeto foi construído com o suporte da Coordenadoria de Tecnologia de Informação (CTEC), vinculada à Secretaria de Administração, que realizou estudos de viabilidade técnica e ao desenvolvimento do software. "A partir da expertise dos nossos técnicos, conseguimos dar a agilidade necessária e atender a mais uma demanda. O alinhamento das secretarias é fundamental para que a gestão atenda às demandas da população", considerou o secretário da pasta, Fernando Boeira.

De acordo com o secretário de Educação, Adriano Canabarro Teixeira, a instalação seguirá de forma gradativa nas mais de 70 instituições da rede. “A ordem de instalação está sendo definida por proximidade, facilitando a logística. A previsão é que, até janeiro, os trabalhos sejam concluídos”, enfatiza.

Ainda segundo Adriano, além da implementação dos dispositivos, o município tem investido em outras medidas para ampliar a segurança. “A Prefeitura também está trabalhando no sentido de executar o cercamento físico das escolas com estruturas pré-moldadas. São ações que auxiliam na promoção de segurança para as famílias e evitam danos nas instituições e furtos de materiais e equipamentos”, considera.

Leia Também Rede municipal de educação de Passo Fundo registra aumento de 12% em solicitações de vagas Escolas municipais Notre Dame e São Luiz Gonzaga passarão por obras APAE adquire teclado inteligente para inclusão escolar e reabilitação MEC unificará dados de estudantes em um aplicativo até junho de 2023