Câmara de Vereadores de Mato Castelhano realiza entrega do Troféu Mulher Cidadã

Compartilhe
O Poder Legislativo de Mato Castelhano realizou nesta semana, dia 06, a sessão solene para a entrega do troféu Mulher Cidadã a Senhora Maria Geni Rocha Araújo. A indicação do nome foi feita pela Secretaria Municipal da Educação à Mesa Diretora, a qual a aprovou por unanimidade.
Filha de João Maria da Silva Rocha e Ernestina Santetti, Maria Geni Rocha Araujo nasceu em 05 de maio de 1950 na localidade de Butiazinho, que na época fazia parte de Coxilha. Muito cedo começou a trabalhar na agricultura e em atividades domésticas, ajudando a criar os menores dos seus onze irmãos e irmãs. Cursou até o terceiro ano do ensino básico na Escola Cunha Barbosa. Em 1970 casou-se com Ivan de Jesus Souza Araujo, com quem teve cinco filhos. Doze anos depois em 1982, fixou-se com a família em Mato Castelhano, onde iniciaram juntos na atividade comercial. Durante anos, o bar e lancheria localizado às margens da BR 285 foi ponto de parada para viajantes e praticamente o único a fornecer lanches para os estudantes da Escola Jorge Manfroi. Dona Geni, como é conhecida pela comunidade, lançou mão de todas as suas habilidades e se superou na produção de pães, pasteis, queijos e outros alimentos que desse conta da demanda. Ao mesmo tempo, como tantas mães, se desdobrava nas tarefas de educar suas filhas e filho.
Aos poucos, o estabelecimento foi se desenvolvendo e se transformando no Armazém Colonial, onde a população mato-castelhanense podia comprar e também vender seus produtos. Numa época em que o distrito de Mato Castelhano contava com pouca estrutura, Maria Geni se manteve à frente do atendimento a população, tantas vezes oferecendo assistência e atenção que extrapolava a atividade econômica. O comércio que ajudou estruturar foi o primeiro posto telefônico da localidade e a família foi atuante no processo de emancipação de Mato Castelhano entre o final dos anos 80 e início dos anos 90.
Aos 71 anos, Maria Geni Rocha Araujo é aposentada, tem cinco filhos, nove netos e segue atuando no Mercado Colonial.
Na solenidade, estiveram presentes autoridades municipais, familiares e amigos da homenageada. Na ocasião fizeram uso da palavra o filho da homenageada Edson Luiz Rocha Araujo, seu esposo Ivan de Jesus Souza Araujo, a vereadora Rejane Rodrigues da Rosa, a professora responsável secretaria da educação, Maria Rejane França Ribeiro, o prefeito Rogério Azeredo França, e por fim, a presidente do Legislativo, Fabiana Andrade da Silva. Ademais, foi prestado uma homenagem em forma da música, por seus amigos e familiares a agraciada, tornando ainda mais emocionante a solenidade.

Leia Também Lar de Idosos de Tapera, após incêndio em 2016, volta a funcionar dentro da normalidade Mato Castelhano perde o ex-vereador Jaci Breda Concluída com sucesso a 8ª ExpoPontão EGR anuncia obras na rodovia que liga Passo Fundo a Erechim