Luto na literatura: morre escritora gaúcha Lya Luft

Compartilhe

A escritora Lya Luft faleceu na madrugada de quinta-feira (30) em Porto Alegre. Natural de Santa Cruz do Sul, ela tinha 83 anos, e estava em sua casa.

Segundo sua família, Lya lutava há 7 meses contra um melanoma, descoberto já com metástase. Ficou internada, mas pediu para ir para casa antes do Natal. Ainda de acordo com a filha, Lya morreu enquanto dormia.

A cerimônia de despedida deve ser restrita à família.

Filha de descendentes alemães, foi incentivada pelos pais a desenvolver o hábito da leitura ainda na infância.

Se tornou uma das principais escritoras e tradutoras do país. Era mestre em Linguística e Literatura Brasileira, foi professora universitária e colunista das principais publicações jornalísticas brasileiras. Além disso, foi patrona da Feira do Livro de Porto Alegre

Publicou sucessos, como "Perdas e Ganhos", "Pensar é Transgredir" e "As Parceiras". Sua última publicação foi "As Coisas Humanas", lançado no ano passado.


Fonte: G1

 (Foto: EBC/Reprodução)

Leia Também Aberto oficialmente o Congresso Internacional de Folclore - Dança e Tradição Após mais de 10 anos, as Irmãs Pereira voltam ao teatro passo-fundense Click 165: Prefeitura realizará concurso de fotografias em comemoração ao aniversário do município Irmãs Pereira apresentam espetáculo de retorno aos palcos